Julio López
está desaparecido
hace 6423 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

A Economia Política enquanto Ciência Social
Por Francisco Trindade - Wednesday, Nov. 17, 2004 at 4:37 PM

A Economia Política enquanto Ciência Social

A Economia Política enquanto Ciência Social

Apresentamos a actualização de Outubro do site http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado

A Economia Política enquanto Ciência Social

Procurar pelo link Novidades
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.

A sociedade responde a um esquema orgânico no qual a cabeça (o político) e o esqueleto (o direito) não podem ser racionais e sólidos se a circulação do sangue social que constitui as riquezas não é coerente. O papel da ciência social será portanto, num primeiro tempo, o pôr em evidência quais são as “leis reais” de permuta que, corrompidas pela propriedade, não se revelam a não ser ocasionalmente ou de maneira latente no sistema capitalista.
A ciência social deve portanto mostrar que colocadas as práticas como leis participa dum procedimento de legitimação do real, da “ideologia dominante”. Convém portanto provar a não possibilidade de demonstrar a “legalidade científica” da economia capitalista, e portanto a sua “impossibilidade” sem o recurso ao Estado enquanto força coerciva e à Igreja enquanto aparelho ideológico. É por esta diligência crítica que podemos esperar pôr em evidência o que são as “leis reais” da economia em função das quais será possível determinar as formas políticas, jurídicas e sociais da sociedade socialista (sociedade de acordo com as leis da razão como da moral, e portanto, sem Estado nem Igreja.
Em resposta a esta concepção da Justiça no que respeita a “ponto de transacção entre o subjectivo e o objectivo, o ideal e o real, o indivíduo e o universal”, Proudhon desenvolve ao longo da sua obra uma metodologia que qualificará “Ideio-realismo”, aliando o bem e o ser, o real e o valor, o descritivo e o prescritivo. Este método, por sua vez ideal e formal, revela a vontade de Proudhon de afastar-se dos economistas e dos socialistas do seu tempo.

Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

agrega un comentario