Julio López
está desaparecido
hace 6402 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

FSM: Encontro de Estudantes Universitário Brasileiros
Por garabombo - Friday, Dec. 17, 2004 at 1:30 PM
garabombo_br@yahoo.com.br

CONVOCATÓRIA AO II ENCONTRO NACIONAL CONTRA A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE LULA & FMI: A REFORMA UNIVERSITÁRIA E OS RUMOS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL Dia 28 de janeiro de 2005, no Camisa 10- Fórum Social Mundial

No Brasil, o ano de 2004 foi palco de importantes lutas contra a Reforma Universitária e em defesa da Universidade Pública no país.

Desde o I Encontro Nacional Contra a Reforma Universitária de Lula & FMI, em maio deste ano, no Rio de Janeiro, foi travada uma luta incansável em todo o país para derrotar a Reforma que acaba definitivamente com a Universidade Pública e que pretende salvar os donos das Universidades Pagas. Deste Encontro, a partir da necessidade da organização da luta e do papel que cumpria a UNE, surge a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes – CONLUTE, que busca articular dezenas de entidades em todo o país para barrar a Reforma Universitária de Lula.

O governo desferiu importantes golpes como a Medida Provisória do SINAES (o novo provão) e do Universidade Para Todos, bem como o Decreto Lei que busca regulamentar as fundações privadas de ensino dentro das públicas, demonstrando claramente qual é o “diálogo” que o governo Lula vem construindo suas reformas.

Ao término do ano, o governo apresenta o anteprojeto de Lei Orgânica, que ao nosso ver, pouco tem a ver com o dito diálogo com do governo com a sociedade e muito tem a ver com as pressões dos tubarões do ensino e da ANDIFES, que querem do que dar continuidade da política de privatização da universidade pública brasileira.

Mas tudo isso não aconteceu sem resistência.

Em todo o país foram centenas de debates, que discutiam a traição deste governo Lula e sua Reforma Universitária que saia direto das cartilhas do Banco Mundial. Mobilizações duramente reprimidas, grandes passeatas e marchas como a do dia 16 de junho e a de 25 de novembro, que reuniram mais de 40.000 pessoas em Brasília para Barrar as Reformas Universitária, Sindical e Trabalhista. Os estudantes secundaristas também deram exemplo de mobilização, fazendo em vários cantos do país importantes mobilizações em defesa do passe-livre estudantil.

Ao final deste ano de intensas lutas, realizamos ainda o Plebiscito Nacional Sobre a Reforma Universitária, uma das atividades principais da luta contra a reforma, que em todo o país consultou mais de 55.000 estudantes que disseram um taxativo NÃO a Reforma Universitária de Lula & FMI.

Enquanto em todo o país, o movimento estudantil ia as ruas para barrar esta reforma, a UNE, abandona suas bandeiras históricas e passa definitivamente para o lado do governo, construindo junto com ele a proposta de reforma que vai acabar com a Universidade Pública no país.

Acreditamos que o ano de 2005 é fundamental para definir os rumos da Reforma Universitária e do movimento estudantil, por isto, nós da Coordenação Nacional de Lutas do Estudantes – CONLUTE convidamos a todos o estudantes, executivas de curso e entidades a participarem do II Encontro Nacional de Luta Contra a Reforma Universitária, construindo conosco um lugar privilegiado para discutirmos democraticamente os rumos do movimento estudantil frente à falência da UNE, e organizarmos o calendário de lutas para 2005.



Coordenação Nacional de Lutas do Estudantes.

agrega un comentario


ULTIMOS COMENTARIOS SOBRE ESTE ARTICULO
Listados aquí abajo estan los últimos 10 comentarios de 1 escritos sobre este articulo.
Estos comentarios son enviados por los visitantes del sitio.
TITULO AUTOR FECHA
BASTA DE FALAR ACION DIRECTA Sunday, Jan. 02, 2005 at 11:51 AM