Julio López
está desaparecido
hace 6402 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

ENSINANDO A PESCAR
Por SOARES - Monday, Jan. 31, 2005 at 3:05 PM
fasoares@bol.com.br

Investir na infra -estrutura social, investir pesado em educação, de tal forma que um garoto nascido pobre numa favela ou numa distante área rural tenha a mesma qualidade de ensino de um garoto filho da classe média...

ENSINANDO A PESCAR...
lula_em_davos.jpg, image/jpeg, 216x300

ENSINANDO A PESCAR

O presidente Lula imagina, ou os seus marqueteiros sugerem, que é possível acabar com a fome no mundo com belos discursos em badalados fóruns mundiais. Tanto em Porto Alegre, no festivo fórum das esquerdas, quanto em Davos, onde se reunia parte da elite econômica mundial, Lula repetiu pela milionésima vez que é preciso uma união de esforços para acabar com a fome e a miséria do mundo. Recebeu aplausos e elogios e retornou ao Brasil com sua aura de defensor dos fracos e oprimidos inflada.Tudo muito bom, tudo muito bem,mas melhor seria se o Presidente transformasse palavras em ações concretas e eficientes.

Indo pelo mesmo caminho da ineficiência e da demagogia,tanto em Porto Alegre como em Davos os discursos superaram em muito sugestões de ordem prática. Em Porto Alegre, grande parte da esquerda se limitou a palavras de ordem contra o capitalismo, segundo eles o causador de todos os males da humanidade. Em Davos a tônica dos pronunciamentos e dos debates foi a defesa do puro e simples assistencialismo e vagas promessas de investimentos em países do terceiro mundo..Por sinal, o nosso Presidente é o padrinho desta onda de assistencialismo que atingiu os corações e as mentes dos milionários presentes. A coisa chegou a tal ponto que a atriz Sharon Stone , indo das palavras à ação conseguiu em menos de cinco minutos arrecadar US$ 1 milhão (!!!! ).Mas nem todo mundo tem, digamos, o carisma de Sharon...
E assim assistimos de um lado a esquerda com aquele velho discurso de ódio ao capitalismo, e, de outro a elite com a velha prática do assistencialismo. E o nosso presidente a transitar entre as duas platéias.

Uma antiga, mas não desatualizada máxima diz que não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar. ENSINAR...esta deve ser a palavra de ordem de todos aqueles que pensam a sério no futuro deste país e, por extensão no futuro da humanidade. ENSINAR...este deveria ser o objetivo de todos os governos que pensassem com um mínimo de seriedade em resgatar da miséria os milhões que hoje nela estão mergulhados.ENSINAR...esta deveria ser a verdadeira revolução almejada por todos aqueles que gritam palavras de ordem contra o capitalismo.

Investir na infra -estrutura social, investir pesado em educação, de tal forma que um garoto nascido pobre numa favela ou numa distante área rural tenha a mesma qualidade de ensino de um garoto filho da classe média, seria infinitamente mais proveitoso do que qualquer programa meramente assistencialista como o do “Fome Zero”.O problema é que o governo, e não somente este, justiça se faça, não consegue enxergar nada além das próximas eleições. Esta visão míope , fruto do imediatismo eleitoreiro é que faz com que o pais ande a passos de jabuti e qualquer projeto de médio e longo prazo seja desprezado de imediato ou abandonado pelo caminho. Azar nosso.

310105

agrega un comentario


ULTIMOS COMENTARIOS SOBRE ESTE ARTICULO
Listados aquí abajo estan los últimos 10 comentarios de 1 escritos sobre este articulo.
Estos comentarios son enviados por los visitantes del sitio.
TITULO AUTOR FECHA
imposible realista Monday, Jan. 31, 2005 at 4:50 PM