Julio López
está desaparecido
hace 6427 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Ver este artículo sin comentarios

Carta de protesto àconstrução do gasoduto do Sul
Por FASE - Friday, Apr. 21, 2006 at 2:32 PM

17/04/2006. Sociedade civil entrega, aos presidentes Lula, Chávez e Kirchner, carta de protesto à construção do gasoduto do Sul.

Organizações da Sociedade Civil de diferentes países mas principalmente do Brasil, Venezuela e Argentina, entregarão uma carta dirigida aos presidentes Néstor Kirchner (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Hugo Chávez (Venezuela), chamando atenção destes governos para a execução do projeto gasífero chamado "Gasoduto do Sul". A carta será entregue aos presidentes que estarão reunidos em Assunção (Paraguai), no próximo dia 19 de abril para discutir a construção do Gasoduto.


A carta chama atenção para os impactos na Amazônia resultantes da construção do mega gasoduto que partiria desde a desembocadura do rio Orinoco (Venezuela), atravessando o coração da Amazônia no Brasil ate chegar a Buenos Aires (Argentina) com o objetivo de transportar 150 milhões de metros cúbicos de gás Venezuelano por dia para a Argentina e Brasil e possivelmente Uruguai. A construção do gasoduto de oito mil quilômetros trará conseqüências ambientais desastrosas, atravessará áreas ecológicas importantes, comprometendo o futuro do país. O projeto orçado em 20 bilhões de dólares percorrerá 522,5 quilômetros de uma região quase intocada da Amazônia, com biodiversidade desconhecida e onde vivem 22 populações indígenas.

O projeto "Gasoduto do Sul" não leva em consideração o grave impacto para a Amazônia, considerada o maior reservatório de água doce, de biodiversidade e habitat natural de muitos povos indígenas e tradicionais. Esta mal chamada integração, não conduziria nem a unidade, nem ao bem-estar dos povos do sul já que está undamentada na exploração dos recursos naturais e na destruição do patrimônio biodiverso que existe nesta região. A obra pode causar ainda problemas no regime dos rios que serão atravessados pelo gasoduto, impactos como barreamento, poluição das águas e erosão. Sem dúvidas este projeto acrescentará à dívida ecológica e social da região.

A simples apresentação deste faraônico projeto, sem consultar a sociedade civil, parlamentares e outros Ministérios como o do Meio Ambiente, que além dos impactos socioambientais carece de coerência econômica, financeira e estratégica, viola Convênios e Acordos de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESC) e outros Tratados Internacionais assinados por nossos países, e tem sido elaborado por meios oficiais sem contar com estudos prévios necessários em termos de factibilidade e impacto ambiental, sociocultural e econômico.


O atual modelo de hidrocarbonos está destruindo nossa diversidade socioambiental e assim é irresponsável continuar tendo uma visão de desenvolvimento baseado nesse modelo. Assim sendo, é necessário fomentar o desenvolvimento de fontes renováveis de energia, com base ecologica, que possam fornecer um combustível seguro, duradouro e socioambientalmente, economicamente, e politicamente responsável. Tais fontes incluem energia solar, eolica, mare-motriz, biocombustível e mini barragens. São nessa fontes de energia renováveis que deveria estar baseada a integração latinoamericana.


Mais informações:

Daniela Lima

Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais
Tel: (61) 3321-6108

Maria Eugenia Bustamante e Alicia García - AMIGRANSA
Email: amigrans@internet.ve

Elisangela Soldatelli Paim
Núcleo Amigos da Terra / Brasil
Email: elisangela@natbrasil.org.br
http://www.natbrasil.org.br

"Você deve ser a mudança que quer ver no mundo" Gandhi

agrega un comentario


aguante el gasoducto
Por Adrian del PC - Friday, Apr. 21, 2006 at 3:22 PM

Claro, claro. greenpeace siempre con lo mismo. Sigamos con el brasero y la leña. Mientras que los países capitalistas ricos destruyeron todo su ecosistema; nosotros no podemos ni tocar una hoja.
En el "Otoño de un patriarca" García Marquez le hace decir a Bolivar, a un gringo, " dejénos tener nuestra edad media" .
Viva el gasoducto que va a traer desarrollo y energía. Dijo Lenin: Hombre nuevo y electrificación . Yo digo solidaridad y energía.

Amigos de greenpeace y greenpeaxce (por suspuesto). Fuera de América Latina.

agrega un comentario