Julio López
está desaparecido
hace 6423 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Guerra contra o tóxico
Por Andrés Bruzzone Comunicação - Saturday, Dec. 25, 2010 at 9:09 PM

Anvisa enquadra alimentos

Guerra contra o tóxico: Anvisa enquadra alimentos


     

Frutas e verduras são bombardeadas com chumbo e cádmio, mercúrio e arsênio

Órgão promoverá consulta pública para reduzir substâncias nocivas

Mesmo os mais naturais dos alimentos chegam à mesa contaminados por algum tipo de substância tóxica. Frutas e verduras são bombardeadas com chumbo e cádmio, mercúrio e arsênio, elementos que causam impacto no ambiente e na saúde. Com uma operação recente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a colaboração do público, talvez esse quadro mude.

Nos próximos dois meses, a Anvisa vai revisar os limites desses químicos por meio da Consulta Pública 101/2010, cujas sugestões podem ser enviadas por correio, fax ou pelo e-mail cpcontaminantes@anvisa.gov.br. A íntegra do documento e outros meios de contato estão disponíveis aqui: bit.ly/dcHHg0

A consulta ficará aberta até meados de dezembro. O objetivo da convocação é diminuir ao máximo a presença de elementos tóxicos, de modo que eles não se tornem nocivos quando ingeridos, baseando-se em valores de referência internacionais e nos números discutidos pela Comissão de Alimentos do Mercosul durante os últimos dois anos.

Em contato com o meio ambiente, essas substâncias contaminam fontes de água potável e plantas, além de rebanhos e peixes. Ao comer esses alimentos, o ser humano acaba entrando em contato com essas toxinas, que têm efeitos devastadores. O chumbo causa maior preocupação nos técnicos da Anvisa e especialistas das áreas ambiental e de saúde.

As agressões ao organismo podem ser provocadas até quando ele está em baixos níveis, ocasionando complicações no desenvolvimento mental, doenças cardiovasculares, anemia, falta de apetite, apatia e irritabilidade e, em crianças, atrapalha o desenvolvimento cerebral.


Andrés Bruzzone Comunicação

agrega un comentario