Julio López
está desaparecido
hace 6402 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Balanço do ato de 1º de maio da conlutas na praça da sé - Sao Paolo
Por Liga Bolchevique Internacionalista - Wednesday, May. 04, 2011 at 5:29 AM

Diante da política de colaboração de classes desenvolvida pelo arco político reformista tanto no terreno nacional como internacional, a LBI denunciou no 1º de Maio o acelerado grau de integração da Conlutas ao Estado burguês, opondo-se a submissão do movimento operário ao imperialismo e a reacionária Igreja Católica

Balanço do ato de 1º...
1maio_sp1.jpg, image/jpeg, 700x532

BALANÇO DO ATO DE 1º DE MAIO DA CONLUTAS NA PRAÇA DA SÉ

LBI, A ÚNICA ORGANIZAÇÃO QUE TEVE A “CORAGEM” DE INTERVIR PELA VITÓRIA MILITAR DA LÍBIA CONTRA A “ONDA” REVISIONISTA A SERVIÇO DA OTAN!

Em plena Praça da Sé, no centro da capital paulista, a faixa da LBI fixada desde cedo com o chamado “Pela vitória militar da Líbia contra as forças da OTAN” demonstrava para os ativistas e lutadores que chegavam para o ato burocrático de 1º de Maio da Conlutas que os genuínos trotskistas tinham uma tarefa fundamental neste dia internacional de luta dos trabalhadores: travar um combate político em defesa da nação semicolonial líbia atacada pelo imperialismo genocida, honrando as tradições dos mártires de Chicago. Os militantes da LBI intervieram na atividade com este claro eixo político internacionalista e anti-imperialista. Como parte desse combate não só distribuíram centenas de panfletos e venderam dezenas de jornais Luta Operária, como foi lançado em nossa banca de publicações neste 1º de Maio da Praça da Sé o livro “Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia”, que atraiu a simpatia de diversos ativistas classistas e anti-imperialistas, tanto que foi adquirido por dezenas de companheiros proletários.

A agitação desenvolvida pela militância da LBI no 1º de Maio da Sé sobre a Líbia provocou a ira da direção do PSTU e da Conlutas, partidária da política pró-imperialista que vende as ações coordenadas por Obama para derrubar o regime nacionalista de Kadaffi como mais um capítulo da fantasiosa “revolução árabe”. Já extremamente incomodados pela denúncia pública feita dias antes pela LBI sobre o caráter clerical de um ato de 1º de Maio promovido em conjunto com a Igreja Católica, os organizadores da atividade da Sé impediram o uso da palavra da LBI no palanque de som. Esse veto político voltado a calar a única organização que interveio na atividade publicitando a posição pela vitória da nação oprimida foi denunciada para os presentes e só reforçou o ímpeto de nossa militância em travar o combate pelas posições do marxismo revolucionário. Por outro lado, enquanto impediu a LBI de fazer uso do som também vetou o SINTUSP, que levou para o ato uma centena de terceirizados da USP em greve e atacados pelo fascista reitor Rodas. A moribunda “Frente de Esquerda” (PSTU, PSOL e PCB), em conjunto com a Igreja Católica, abriu o palanque para os dilmistas do PCR, que nas últimas eleições venderam seus serviços para frente popular, inclusive apoiando candidatos a governador que iam do PT até o PSB!!!

O ato na Praça da Sé, carente de eixos políticos classistas de combate ao governo da frente popular encabeçado por Dilma Roussef, estava esvaziado, agrupando pouco mais de 1000 pessoas e por sua própria fragilidade política e numérica foi alvo da investida da polícia militar contra os presentes. A repressão da PM assassina de Alckmin foi vergonhosamente “respondida” pela direção do ato com apelo ao “diálogo” e não através do chamado a autodefesa dos trabalhadores, o que revela a completa adaptação da Conlutas-Intersindical-PSOL-PSTU ao regime político democratizante enquanto a burguesia aprofunda sua ofensiva contra o movimento operário.

Diante da política de colaboração de classes desenvolvida por esse arco político reformista tanto no terreno nacional como internacional, a LBI denunciou no 1º de Maio o acelerado grau de integração da Conlutas ao Estado burguês, opondo-se a submissão do movimento operário ao imperialismo e a reacionária Igreja Católica. A luta programática que travamos contra a ofensiva das potências capitalistas que neste momento agridem a Líbia e seu povo para impor um regime completamente servil a seus interesses é parte do combate pela independência política dos trabalhadores e da luta programática da LBI que não assiste passiva, como os falsos “ultra-esquerdistas”, a transformação da Conlutas em mais um organismo burocrático de colaboração de classes a serviço dos patrões, como a CUT. Desta forma, estamos honrando o legado proletário dos mártires de Chicago, sabendo combater os exploradores e seus agentes no interior do movimento de massas.

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA

agrega un comentario


LBI intervem intensamente no ato de 1º de Maio na Praça da Sé em São Paulo
Por Liga Bolchevique Internacionalista - Wednesday, May. 04, 2011 at 5:29 AM

LBI intervem intensa...
1maio_sp_tex.jpg, image/jpeg, 500x428

agrega un comentario