Julio López
está desaparecido
hace 6401 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

USP: ocupar novamente a Reitoria para desalojar o interventor Rodas. Fora a PM!
Por Liga BolcheviqueInternacionalista - Saturday, Nov. 19, 2011 at 11:48 PM
lbiqi@hotmail.com

Devemos aproveitar a ampla solidariedade dentro e fora da USP para ocupar novamente a reitoria, convocando o conjunto dos sindicatos classistas, o MST e as organizações de luta a apoiarem concretamente nossa decisão! É hora de passar das palavras aos atos, fortalecer a greve geral e reocupar a reitoria da USP, lutando por uma universidade a serviço dos trabalhadores e controlada pelos que nela estudam e trabalham!

USP

Ocupar novamente a reitoria para desalojar o Interventor Rodas e ampliar a luta contra o indiciamento dos 73 presos políticos. Fora a PM da USP, das favelas e bairros proletários!

Os estudantes da USP entraram em greve geral logo após a brutal ação da PM, que a mando de Alckmin e Rodas, invadiu a universidade no dia 8 de novembro e prendeu os 73 companheiros que ocupavam a reitoria. Está em andamento uma ampla mobilização nos cursos para fortalecer a paralisação, sob a exigência de Fora Rodas, Fora PM e pelo não indiciamento dos 73 presos políticos, como parte da luta contra a privatização da USP.

Neste momento, todos os estudantes e lutadores da USP estão discutindo quais rumos seguir na mobilização. Para nós da Juventude Bolchevique-LBI está colocado responder a altura ao criminoso ataque perpetrado pelo governo do PSDB e a Reitoria contra os estudantes. Mais do que nunca está colocado para o movimento estudantil, em unidade com os funcionários e professores que apóiam nossa luta, defender a reocupação da reitoria da USP! Esta é a medida concreta que melhor expressa a resistência organizada às perseguições em curso, à manutenção do convênio com a PM e os novos ataques contra universidade pública que estão sendo tramados pela facínora dupla Alckmin/Rodas.

Efetivamente, só uma massiva ação dos estudantes, ocupando a reitoria para desalojar o interventor Rodas pode dar um salto de qualidade em nossa luta neste momento. Será um catalisador da ampla indignação que tomou conta do conjunto da comunidade universitária e dos trabalhadores em geral contra a ofensiva repressiva dos testas-de-ferro da burguesia aos lutadores da USP, recorrendo a mesma PM assassina que ataca as greves e persegue o povo pobre das favelas e bairros proletários.

Estamos realizando assembleias massivas, com mais de dois mil estudantes e propomos que a próxima discuta e delibere pela reocupação da reitoria. Veremos como se comportarão esses canalhas frente à ação de várias centenas de estudantes organizados para desalojar o facínora Rodas, com seus comitês de autodefesa e tendo a solidariedade dos setores mais avançados e classistas do movimento operário e popular! Veremos se a PM, diante de uma medida de luta dessa envergadura, ousará fazer o mesmo que fez ao atacar covardemente os 73 companheiros. Estes, apesar de expressarem naquele momento a decisão soberana da assembleia, acabaram isolados pela ação vergonhosa da direção do DCE, controlado pelo PSOL com o auxílio do PSTU, que não só foram contra a ocupação da Reitoria como tramaram com a reitoria, pelas costas dos estudantes, como sabotar nossa luta!

Chamamos, portanto, todos os companheiros que conformam o comando de greve, assim como os estudantes que desde o primeiro momento estiveram à frente da luta direta a propor a reocupação da Reitoria e encaminhar a organização concreta dessa medida fundamental e necessária. Até o momento correntes políticas, como a LER, NN e o PCO, não apresentaram essa proposta, apesar desta estar na ordem do dia e ser uma necessidade inadiável da luta de classes, como reconhecem vários companheiros independentes. Estas correntes se postam contra os processos, pelo Fora Rodas e a PM, mas não apontam a única medida concreta que pode efetivamente centralizar a luta para impor nossas reivindicações!

A LER chega inclusive a apresentar a convocação de uma "estatuinte" como eixo de luta, mas esta proposta tem um caráter abertamente distracionista e inócua neste momento, porque está claro que somente através da ação direta é possível desalojar o interventor Rodas da reitoria, colocar em xeque a atual estrutura de poder na universidade e defender de forma consequente as reivindicações, inclusive dando como exemplo nosso combate para os trabalhadores também expulsarem a PM das favelas e bairros proletários. O PCO, apesar de criticar a LER, também não apresenta nenhuma medida de luta concreta para que passemos à ofensiva. Vale lembrar que já realizamos vários assembleias e atos de protestos, acumulando forças e se não avançarmos podemos correr o risco do movimento recuar, ainda mais quando está claro que a Reitoria, a frente popular, o DCE, a ADUSP, PSOL e PSTU conspiram contra nossa mobilização em nome de "dialogar com Rodas".

Devemos aproveitar a ampla solidariedade dentro e fora da USP para ocupar novamente a reitoria, convocando o conjunto dos sindicatos classistas, o MST e as organizações de luta a apoiarem concretamente nossa decisão! É hora de passar das palavras aos atos, fortalecer a greve geral e reocupar a reitoria da USP, lutando por uma universidade a serviço dos trabalhadores e controlada pelos que nela estudam e trabalham! Esse é o chamado que a Juventude Bolchevique-LBI faz aos lutadores!

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA

http://www.lbiqi.org

Visite o BLOG político da LBI:

http://lbi-qi.blogspot.com/

agrega un comentario