Julio López
está desaparecido
hace 6429 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Revista Marxismo Revolucionário Nº 14 - Janeiro/2012
Por Liga Bolchevique Internacionalista - Thursday, Jan. 26, 2012 at 4:31 PM
lbiqi@hotmail.com

Leia abaixo a apresentação da nova edição da Revista Marxismo Revolucionário, nº 14, Janeiro/2012. Logo após segue o sumário completo deste novo número

Revista Marxismo Rev...
mr14_cmi.jpg, image/jpeg, 550x798

Apresentação

Com esta nova edição chegamos ao 14º número de Marxismo Revolucionário, a revista teórico-política da LBI. Ela é porta-voz das análises mais profundas de nossa corrente sobre a conjuntura nacional e mundial, adentrando em polêmicas programáticas dos acontecimentos que tem polarizado a luta de classes a cada ano. MR vem se conformando, junto com o Jornal Luta Operária, nosso sítio na internet e o "Blog da LBI", uma trincheira principista da luta política e teórica contra o revisionismo e em defesa do genuíno trotskismo. Não é tarefa fácil, afinal remamos contra a maré que arrastou grande parte da "esquerda", adaptada ao regime democratizante em nosso país e a ofensiva imperialista mundial, que hoje tem seu centro político no Oriente Médio.

Não por acaso, esta edição de MR faz um balanço histórico dos dez anos da gestão da frente popular no comando governo brasileiro, primeiro com Lula, agora com Dilma. A estabilidade do governo petista ancorado em uma ampla coalizão burguesa é analisada como uma coluna de sustentação da própria ordem capitalista mundial, através de um modelo de colaboração de classes que não só tem servido para amortecer a luta das massas no "pátio" interno, como é modelo para outros países do continente, estando à frente de um cinturão de governos da centro-esquerda burguesa na condição de aliado estratégico da Casa Branca.

Como parte desta conjuntura, também analisamos o próprio "mundo árabe" a partir do balanço que fazemos das manifestações que se iniciaram no Egito há exatamente um ano. Nesse período, a revolta popular desatada em janeiro de 2011 mostrou-se como "start" para uma transição política conservadora controlada pelo Departamento de Estado Norte Americano. Na forma de polêmica, desmascaramos os revisionistas que ainda insistem em caracterizar essa armadilha montada pela Casa Branca como uma "revolução democrática" ou mesmo o "fevereiro árabe", produto de um "outubro" que nunca acontecerá, a depender da política destes filisteus democratizantes.

MR também publica na íntegra as "Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia" elaborada em duas partes. A primeira, quando a agressão imperialista propriamente dita estava em curso tendo como pretexto a ajuda "humanitária" aos "rebeldes" mercenários e a segunda, onde fazemos um balanço da vitória da OTAN sobre o regime nacionalista de Kadaffi. Enquanto o conjunto do revisionismo saudou esta ofensiva neocolonialista vendendo-a como parte da farsesca "revolução árabe", nossos leitores poderão acompanhar através das "teses" como a LBI foi vanguarda na defesa da frente única com as forças de apoiavam o regime Kadaffi contra o imperialismo e se mantém até hoje ao lado da resistência nacional líbia contra os abutres do CNT, sem capitular ao nacionalismo burguês. Estas lições são fundamentais porque esse "modelo" está sendo reproduzido para investir contra os governos da Síria e do Irã, quando novamente os canalhas revisionistas se perfilam por trás da sombra do imperialismo "democrático"!

Há também um capítulo dedicado a análise sobre a crise capitalista mundial, onde os próprios desdobramentos desta na esfera planetária comprovam o que dissemos desde o ápice do crash em 2008. Esta crise financeira, apesar de sua gravidade, não levaria o capitalismo a sua autodestruição, ao contrário, frente à ausência de uma direção revolucionária, a burguesia mundial aprofundaria seus ataques contra os trabalhadores, colocando os recursos estatais a serviços das grandes empresas e bancos. Foi o que de fato ocorreu.

Apesar das turbulências para o capital, o ano de 2011 foi de profundas derrotas para a classe operária mundial, com a vitória na Líbia e a ofensiva sobre os explorados no Velho Mundo. Por outro lado, a quase certa reeleição de Obama como neo"falcão negro" indica que o imperialismo ianque manterá sua sanha belicista e irá à guerra contra o Irã, com 2012 "prometendo" ser um ano ainda mais cáustico para os trabalhadores e as nações oprimidas.

Por fim, na seção de cultura, dedicamos um artigo a Mário Lago, analisando a rica trajetória deste "stalinista boêmio" que completaria 100 anos de vida em novembro último. Não se trata "apenas" de acompanhar criticamente e sem moralismos sua vida e a intervenção deste "comunista" ligado ao velho Partidão nas mais variadas esferas da cultura nacional, mas de abstrair destas importantes lições programáticas. Afinal de contas, porque um homem da estatura de Mario Lago, devido à própria política do PCB stalinista, sucumbe ao poder de um conglomerado da mídia, como a TV Globo, a mesma rede que hoje através do BBB, como também analisamos nesta edição de MR, aliena milhões, alimentando a barbárie que Lago dizia tanto combater.

Este mosaico vivo de análises e polêmicas, talhado nas páginas de MR como uma ferramenta militante de combate, está agora à disposição de nossos leitores e simpatizantes. Esperamos, com mais esta edição, reafirmar que é possível desde o genuíno marxismo revolucionário enfrentar esta etapa de reação ideológica, política e cultural, forjando a resistência de classe em defesa de um novo modo de produção e de vida, o comunismo!

Os Editores
Janeiro/2012


-----------------------------------------------------------------------------------------------
SUMÁRIO DA REVISTA MARXISMO REVOLUCIONÁRIO Nº 14 - JANEIRO/2012
-------------------------------------------------------------------------------------------

========================
APRESENTAÇÃO
========================



=====================
BRASIL
=====================

LULA CHEGA AO PLANALTO
Há dez anos do triunfo do governo da frente popular no Brasil


A FRENTE POPULAR DIANTE DAS LUTAS ECONÔMICAS
Dilma "endurece" com as greves ou são as direções sindicais que "amolecem" frente à cooptação do Estado burguês?


CONJUNTURA POLÍTICA
Movimento de massas permanece atomizado diante do "cai, cai" no governo Dilma


UMA ENORME CAPITULAÇÃO À GREVE REACIONÁRIA DOS BOMBEIROS
LER vende gato por lebre no "combate" às posições do PSTU



============================================
A "REVOLUÇÃO ÁRABE" MADE IN WASHINGTON
============================================

HÁ UM ANO DA REVOLTA POPULAR QUE DERRUBOU MUBARAK
Está em curso uma "revolução" no Egito? Uma polêmica com o revisionismo trotskista


TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO
Planos para intervenção "humanitária" na Síria é antessala do ataque imperialista ao Irã



=======================
HISTÓRIA MARXISTA
=======================

94 ANOS DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO
A vitória da Revolução de Outubro, o fim da URSS e a contrarrevolução na Líbia hoje


GOLPE DE AGOSTO
Os trotskistas na barricada da defesa da URSS contra a restauração capitalista encabeçada por Yeltsin


EM DEFESA DO TROTSKISMO
Há 71 anos de sua morte, Trotsky combateria se estivesse vivo os "Burnham e Shachtman" de hoje, que apóiam os "rebeldes" pró-OTAN na Líbia em nome da farsesca "Revolução Árabe"


11 DE SETEMBRO O OUTRO ATAQUE POUCO MENCIONADO
Há dez anos o Pentágono quartel general das forças armadas ianques, a mais poderosa do planeta, sofria uma humilhação histórica!



=============================
O VELHO MUNDO EM COLAPSO
=============================

QUASE 100 MORTOS EM DOIS ATENTADOS NA NORUEGA
Uma trágica expressão do crescimento da extrema-direita na Europa


FALSAS "REVOLUÇÕES"... PORTUGAL, ESPANHA, GRÉCIA...
O velho mundo entre os dramáticos efeitos da crise capitalista e o avanço eleitoral da direita arquirreacionária



=====================
ESTADOS OPERÁRIOS
=====================

VI CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA CUBANO
Entre a "via chinesa" da restauração capitalista e a luta pela revolução política para manter vivas as conquistas do Estado operário


COREIA DO NORTE
Em êxtase, imperialismo e as hienas do revisionismo exigem "transição democrática" para a restauração capitalista na Coreia do Norte



=====================
LÍBIA
=====================
Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia (Parte I)


Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia (Parte II):A vitória da OTAN


DOCUMENTO POLÍTICO
Líbia, a revolução proletária e o renegado Astarita (GRUPO DE PROPAGANDA MARXISTA - GPM - Estado Espanhol)



==============================
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
==============================

2011
Um ano de grandes turbulências para o capital e profundas derrotas para a classe operária mundial


CASSINO GLOBAL BURSÁTIL
A essência financeira da crise capitalista mundial


"DELIRIUM TREMENS"
E o mundo não acabou... ou os revisionistas que enxergam a luta de classes pelo prisma das bolsas de valores


BRUSCAS OSCILAÇÕES EM WALL STREET
Colapso final do capitalismo ou realização de lucros dos oligopólios financeiros? Um debate vital para a esquerda revolucionária



===========================
CULTURA SOCIALISTA
===========================

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MARIO LAGO
A trajetória de vida de um "stalinista boêmio"


"BIG BROTHER BRASIL"
Uma crítica marxista para além do lixo do "espetáculo" televisivo


////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Para adquirir o novo exemplar da Revista Marxismo Revolucionário envie um e-mail para a LBI, ou entre em contato com seus militantes

lbiqi@hotmail.com

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Liga Bolchevique Internacionalista
http://www.lbiqi.org

Visite o BLOG político da LBI:
http://lbi-qi.blogspot.com/

agrega un comentario