Julio López
está desaparecido
hace 6401 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Brasil: Dilma privatiza previdência unindo PT e PSDB em mais um assalto aos trabalhadores!
Por Liga Bolchevique Internacionalista - Thursday, Mar. 01, 2012 at 4:15 PM
lbiqi@hotmail.com

Em uma ampla unidade burguesa, que abarcou desde o do PT até o PSDB, foi votado neste dia 29/02 o PL 1992/07 que institui o chamado Fundo de Previdência dos Servidores Públicos (Funpresp), criado para acabar com a aposentadoria integral do funcionalismo publico. É mais um capítulo da “privataria petista”, mostrando que as escaramuças eleitorais entre a frente popular e o tucanato não passam da disputa por quem controla o botim estatal

AVANÇA A “PRIVATARIA PETISTA”

DILMA PRIVATIZA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS UNINDO PT E PSDB EM MAIS UM ASSALTO AOS TRABALHADORES!

O governo Dilma acaba de aprovar a privatização da previdência dos servidores públicos na Câmara dos Deputados. Em uma ampla unidade burguesa, que abarcou desde o do PT até o PSDB, foi votado neste dia 29/02 o PL 1992/07 que institui o chamado Fundo de Previdência dos Servidores Públicos (Funpresp), criado para acabar com a aposentadoria integral do funcionalismo publico. É mais um capítulo da “privataria petista”, mostrando que as escaramuças eleitorais entre a frente popular e o tucanato não passam da disputa por quem controla o botim estatal, já que ambos representam os mesmos interesses de classe da burguesia!

De acordo com o projeto aprovado, os servidores que ingressarem no serviço público a partir de agora terão garantida a aposentadoria integral até o limite do teto do INSS, hoje em cerca de R$ 3.900. Para ter uma aposentadoria acima deste valor, os servidores terão de contribuir ao fundo de previdência complementar. O servidor precisará aderir ao fundo, fazendo a contribuição obrigatória de 11% sobre o teto pago pelo INSS e outra para o fundo com a quantia que desejar. De acordo com o texto, o governo contribuirá com o percentual máximo de 8,5%. Esse fundo vai funcionar no sistema de CD (Contribuição Definida) no qual o servidor sabe o quanto vai pagar ao longo do tempo, mas não tem garantia de quanto vai receber na aposentadoria e por quanto tempo. Em resumo, um rotundo “deus lhe pague!” sujeito às maracutaias da gestão privada dos tubarões do mercado financeiro.

A unidade burguesa em torno do projeto foi tamanha que o PL foi aprovado com 318 votos a favor unindo o grosso da bancada do PT, PSDB, PPS e outras legendas de aluguel. O Deputado Federal Paulo Maluf (PP-SP) chegou a parabenizar a presidenta Dilma pela “coragem de enviar essa proposta para Câmara”, o que comprova a euforia com a política de ataque aos servidores para favorecer banqueiros pelas mãos do governo do PT, que controla o movimento operário, sendo justamente esse o “plus” que faz a burguesia apoiar a administração petista e escantear o PSDB neste momento.

Como era de se esperar, não houve reação por parte do chamado “movimento dos servidores”. A CUT e a Conlutas se limitaram a pressão sobre os parlamentares em nome de uma “nova discussão do projeto”. A CTB chegou a criticar que as centrais foram excluídas da participação no “fundo”, ou seja, não foram agraciadas até o momento com sua “boquinha” na gestão da nova negociada. Segundo a CTB “O Funpresp apresenta um viés totalmente voltado para o mercado. A Lei não define a participação do trabalhador na construção do Fundo, pelo contrário, ele terá autogestão e será manipulado por instituições privadas. Ou seja, será concebido como uma máquina do capital, sendo usado pelos bancos e instituições financeiras em transações e especulações”. Ao final da votação, os representantes das centrais “chapa-branca” entoaram o coro “você pagou, com traição, a quem sempre lhe deu amor” em uma prova de seu apoio ao governo da frente popular, criticando apenas sua exclusão das negociações. Estas entidades pretendem manter seu teatro agora no Senado, cuja aprovação do Funpresp está prevista para semana que vem, já que todas as emendas foram discutidas e aprovadas na Câmara nesta quarta-feira, 29/02.

A direção da Conlutas, controlada pelo PSTU, que participou de toda essa encenação nos informa cinicamente que “a luta continua e que os servidores públicos estão indignados e dá mais força para a organização da jornada de luta, nesse mês de março integrada com a participação na mobilização com setores da educação. O ápice de nossa luta será com a realização de nossa grande marcha no dia 28 que promete sacudir Brasília. Vamos combater esse ato criminoso do governo com os servidores em beneficio dos banqueiros e empresários” (Site Conlutas, 29/02). Com uma derrota dessa envergadura pode “dá mais força para a mobilização” se o governo já privatizou a previdência sem qualquer resistência? Afinal para que serve mais essa marcha “olímpica” lobbista à Brasília? A resposta é simples: será mais um teatro do sindicalismo ordeiro e pacífico impulsionado pelo PSTU na tentativa desesperada de desgastar eleitoralmente o governo Dilma, tendo a esperança de que a moribunda “oposição de esquerda” comandada pelo PSOL obtenha algum dividendo eleitoral em outubro de 2012. Ledo engano!

Com a “esquerda” não-governista sendo refém dessa política de “oposição” nos marcos do regime da democracia dos ricos e sem luta direta baseada em um programa revolucionário, não temos dúvida que a frente popular seguirá seu curso de garantir a estabilidade da ordem capitalista, avançando inclusive no controle de mais prefeituras neste ano. O mais tragicômico disso tudo é que nas eleições burgueses cinicamente a frente popular irá mais uma vez patrocinar a falsa polarização entre “esquerda” e “direita” para enganar tolos e incautos, quando tanto a privatização dos aeroportos como a da previdência dos servidores públicos já nos provou, como diz o jargão popular, que são “farinha do mesmo saco”. Porém, nestas horas, como fez a maioria do PSOL e o PCB no segundo turno das eleições presidenciais de 2010, esse senhores de “esquerda” saem a chamar o voto no PT para “derrotar a direita”! É só esperar para ver tal “feito” se repetir em outubro de 2012!

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA
http://www.lbiqi.org/

Visite o BLOG político da LBI:
http://lbi-qi.blogspot.com/

Siga-nos pelo TWITTER:
http://twitter.com/LBIQI

agrega un comentario