Julio López
está desaparecido
hace 6420 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Brasil: Editora Publicações LBI lança livro sobre os 90 anos do PCB
Por Liga Bolchevique Internacionalista - Tuesday, Mar. 20, 2012 at 3:07 AM
lbiqi@hotmail.com

Em meio a essas comemorações, a LBI lança sua nova publicação “90 anos do PCB: Uma análise trotskista desde a gênese revolucionária até a trajetória de colaboração de classes do ‘partidão’’’ como parte de nosso esforço teórico e político por defender as genuínas bases programáticas do marxismo revolucionário, tão renegadas tanto pelo PCB como pelo PCdoB ao longo desses 90 anos

Brasil: Editora Publ...
pcb_90anoa.jpg, image/jpeg, 403x600

90 ANOS DO PCB

EDITORA PUBLICAÇÕES LBI LANÇA O LIVRO “UMA ANÁLISE TROTSKISTA DESDE A GÊNESE REVOLUCIONÁRIA ATÉ A TRAJETÓRIA DE COLABORAÇÃO DE CLASSES DO ‘PARTIDÃO’”

Neste mês de março celebram-se os 90 anos do PCB, fundado em 1922 por nove delegados representando à época os comunistas de todo o país. Dois partidos reivindicam o programa e trajetória política do que veio a ser em 1924 a seção oficial da Internacional Comunista no Brasil: o PCB e o PCdoB. Hoje esses partidos estão em campos políticos distintos. O primeiro integra a “oposição de esquerda” ao governo Dilma junto com o PSOL e o PSTU, em crise pela sua própria impotência política. O segundo sustenta a gestão burguesa da frente popular comandada pelo PT. Nesse sentido, as “comemorações” de ambos para celebrar “seus” 90 anos têm móveis políticos distintos.

O PCB promove a “Semana 90 anos do PCB”, com destaque para o ato público de 23 de março e um seminário político. Este fórum irá debater a história do partido desde sua fundação, analisando a trajetória do PCB durante o Estado Novo, antes e depois do golpe de 64, chegando até nossos dias em sua propalada “reconstrução revolucionária”, dedicando também um ponto de discussão a tentativa de liquidação do PCB por Roberto Freire e sua gangue agrupada no PPS na década de 90. No plano internacional, se discutirá a ofensiva imperialista e seus desdobramentos planetários, em particular no Oriente Médio. Nesta região a Casa Branca, sob a fachada da “revolução árabe”, recrudesce sua bestial cruzada para derrubar os governos nacionalistas burgueses da Síria e do Irã, depois de ter sido vitoriosa na Líbia. Será debatido o porquê de Obama contar inclusive com apoio de grande parte da “esquerda” que em nome do suposto combate às “ditaduras sanguinárias” silenciou diante dos bombardeios da OTAN porque esta aliança militar favorecia os “rebeldes” em sua luta contra Kadaffi.

Já o PCdoB, completamente integrado ao regime político burguês comemora seus 90 anos com uma grande festa burguesa para “camaradas e amigos” que a tomar como exemplo o aniversário do presidente da legenda ocorrido recentemente pode chegar até gente do calibre de Serra e Kassab. Nesse “espírito”, as comemorações têm um claro apelo eleitoral, tanto que será realizado o ato oficial pelos 90 anos no Congresso Nacional, sendo a sede do corrompido parlamento burguês o “altar” escolhido pelos ex-stalinistas em uma demonstração de sua reverência à democracia dos ricos. Ainda será realizado um seminário sobre a história, legado, marxismo e programa socialista como parte da luta midática do PCdoB em preservar algum traço da herança do partido fundado em 22, cujo objetivo era liquidar a ordem capitalista e não gerenciá-la, como fazem seus falsos “herdeiros” hoje.

Em meio a essas comemorações, a LBI lança sua nova publicação “90 anos do PCB: Uma análise trotskista desde a gênese revolucionária até a trajetória de colaboração de classes do ‘partidão’’’ como parte de nosso esforço teórico e político por defender as genuínas bases programáticas do marxismo revolucionário, tão renegadas tanto pelo PCB como pelo PCdoB ao longo desses 90 anos. Esperamos que esse breve balanço histórico e político sirva para que os verdadeiros comunistas ou aqueles que simpatizam com o legado de Marx, Engels, Lênin e Trotsky possam fazer desta data não apenas uma “saudação a bandeira”, mas se joguem no esforço militante de construir um genuíno Partido Comunista, ferramenta indispensável para o proletariado liquidar a burguesia e o modo de produção capitalista.

Os Editores
Março 2012

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA
http://www.lbi.org

Visite o BLOG político da LBI:
http://lbi-qi.blogspot.com

Siga-nos no TWITTER:
http://twitter.com/LBIQI

agrega un comentario