Julio López
está desaparecido
hace 6442 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Brasil: PF prende arrozeiro de Roraima por tentativa de assassinato de indígenas
Por Cimi - Conselho Indigenista Missionário - Thursday, May. 08, 2008 at 10:35 PM

No dia 6 de maio, a Polícia Federal prendeu, em flagrante, o arrozeiro Paulo César Quartiero por armazenar explosivos sem autorização, formar uma quadrilha e tentar matar indígenas na terra Raposa Serra do Sol, noroeste de Roraima. Um dia antes (5/5), empregados de Quartiero atiraram e lançaram bombas contra indígenas que construíam barracões, deixando 10 pessoas feridas.

A prisão de Quartiero ocorreu durante a ida do Ministro da Justiça, Tarso Genro, a Roraima para tentar controlar a tensão na região. Na ocasião, foram presos o filho e 10 empregados do arrozeiro. Genro também determinou o deslocamento de 300 policiais para a terra indígena. Quartiero está preso na Carceragem da Polícia Federal, em Brasília, tem foro privilegiado e só prestará depoimento ao Tribunal Regional Federal (TRF1).

Há vários dias os indígenas que vivem em Raposa Serra do Sol já pediam o aumento do contingente policial na área. A tensão na região se intensificou em março deste ano, quando algumas pessoas começaram a resistir de forma violenta à operação de retirada dos ocupantes não-indígenas que vivem na terra, homologada em abril de 2005.

Em 9 de abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão da operação, que só poderá ser retomada depois que o STF deve julgar o mérito de uma Ação Popular que pede a nulidade da Portaria n. 534, de abril de 2005, que declarou a área como terra indígena. Esta Ação deve ser julgada até o fim de maio.

agrega un comentario