Julio López
está desaparecido
hace 6448 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Fente Popular Antifascista 19 de Março
Por FPA-19M - Tuesday, Mar. 29, 2005 at 12:58 AM

Diante desta bárbara agressão fascista, resolvemos criar a Comissão Provisória da Fente Popular Antifascista 19 de Março (FPA – 19M).


FENTE POPULAR ANTIFASCISTA 19 DE MARÇO

Na última manifestação contra a Guerra do Iraque, uma horda de camisas-negras anarcopunks, entoando a palavra de –ordem – “Morte à Escória Vermelha ” – , investiram sobre os manifestantes agredindo-os covardemente. Diante desta bárbara agressão fascista, resolvemos criar a Comissão Provisória da Fente Popular Antifascista 19 de Março (FPA – 19M).

ANTECEDENTES HISTÓRICOS:

A Batalha da Praça da Sé

A 7 de outubro de 1934, os integralistas de Plínio Salgado dispuseram-se a uma grande manifestação na Praça da Sé, em São Paulo. Os camisas-verdes de todo o país acorreram ao evento, cujo caráter de provocação antidemocrática era flagrante.

A mobilização antifascista foi imediata: todas as forças populares, democráticas e de esquerda deram uma exemplar demonstração de unidade na ação – entidades, associações e personalidades seu uniram para uma contra manifestação em defesa das liberdades democráticas. Um amplo leque de forças aglutinou-se e constituiu uma coordenação antifascista, a Frente Única Proletária com o PCB (através de Hermínio Sacchetta), a Juventude Comunista (com Noé Gertel e Arnaldo Pedroso d´Horta), os trotsquistas (representados por Fúlvio Abramo, em nome da Liga Comunista Internacionalista), o Partido Socialista (de Francisco Giraldes Filho e Zoroastro Gouvêa) e os anarquistas. Esta coordenação, por meio de boletins e comunicados, convocou a população para impedir a provocação fascista. João Cabanas do PS, Euclides Krebs, do PCB, entre outros, articularam a ação armada que contou com o apoio de setores da Força Pública influenciados por Miguel Costa.

Às 14 horas daquele Domingo, quando as colunas integralistas (quase 3.000 camisas-verdes) se movimentaram, pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em direção à Praça da Sé, já políciada, a multidão tomou posição. A chegada dos integralistas abriu o conflito: palavras de ordem, comícios-relampagos e um tiroteio que só terminou quando os adeptos do fascismo abandonaram o local.

O saldo do confronto – numerosos feridos e quatro mortos, entre os quais Décio Pinto de Oliveira, estudante de direito e militante da Juventude Comunista – , conhecido depois como a “Batalha da Praça da Sé”, transcedeu largamente o aspecto político imediato de uma grande recusa popular do integralismo. Mais do que uma desmoralizante derrota de Plínio Salgado e suas hordas obscurantistas, assinalou um “ensaio geral” da política de frente ampla antifascista, preconizada depois pelo PCB e que daria origem, ulteriormente, à Aliança Nacional Libertadora (ANL).

ATUALIDADE:

No dia 19 de março de 2005, durante uma manifestação contra a Guerra do Iraque, uma horda de camisas-negras anarcopunks, entoando a palavra de ordem – “Morte à Escória Vermelha” – , investiram sobre os manifestantes, agredido-os covardemente. Não podemos nos calar diante desta covarde agressão fascista, nem admitir o ressurgimento de organizações de caráter fascista como os que hoje se auto-intitulam como “anarcopunks”.

Diante desta séria ameaça, fundamos a Comissão Provisória da “Fente Popular Antifascista 19 de Março”, cujo objetivo é irmanar todos os comunistas, socialistas e anarquistas, dos mais diferentes matizes, e ainda todos àqueles que se opõe ao fascismo, numa ampla frente popular antifascista. Soa a hora de deixar-mos de lado o sectarismo que permeia muitas de nossas organizações, e de unir-mos no combate a um inimigo comum: as hordas fascistas que novamente mostram as suas garras, agora organizados sob a forma de um pretenso movimento “anarcopunk”.

Alertamos também, que temos informações que estes fascistas estão se preparando para causarem tumultos e agredirem manifestantes dos partidos de esquerda no próximo 1º de maio. Estejam atentos.

Abaixo a barbárie fascista!

Ass.: Comissão Provisória da “Fente Popular Antifascista 19 de Março”.


agrega un comentario


ULTIMOS COMENTARIOS SOBRE ESTE ARTICULO
Listados aquí abajo estan los últimos 10 comentarios de 5 escritos sobre este articulo.
Estos comentarios son enviados por los visitantes del sitio.
TITULO AUTOR FECHA
Prefiro morir como un cobarde que vivir cobardemente Fachos obio estan en su salsa!!! Thursday, Mar. 31, 2005 at 10:29 PM
astillero 100% antifacista el ninja Thursday, Mar. 31, 2005 at 8:21 PM
nazi punks el negro Tuesday, Mar. 29, 2005 at 3:34 PM
É triste, mas é verdade FPA-19M Tuesday, Mar. 29, 2005 at 1:08 PM
No se entiende peregrino Tuesday, Mar. 29, 2005 at 9:32 AM