Julio López
está desaparecido
hace 6440 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Cuidado com o beijo neste Carnaval
Por Salud - Tuesday, Feb. 28, 2006 at 12:52 PM

Dentre diversas doenças, um beijo pode ser responsável pela transmissão de males como a gengivite (infecção bacteriana) e a mononucleose, uma doença que tem como conseqüências a fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. A doença é transmitida pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. O beijo ainda pode transmitir o já conhecido, incômodo, irritante e muito comum herpes labial e até cárie.


De http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2006/02/346605.shtml


Cuidado com o beijo neste Carnaval

Fábio Gallacci

Mais do que samba, axé, cerveja e pouca roupa pelas ruas, o que o Carnaval brasileiro mais tem é o bom e velho beijo na boca. Para muita gente, esta época do ano é o momento de tirar o atraso e correr para os abraços de quem se gosta, nem que o amor seja compartilhado entre dezenas de pessoas em uma mesma noite. Como já se sabe, a camisinha é o acessório obrigatório para quem quer aproveitar a festa de forma [um pouco mais] saudável e [um pouco mais] segura, mas alguns profissionais da área de saúde alertam que também é preciso ter cuidado com aqueles inocentes beijinhos roubados no meio da bagunça ou os mais calientes em um lugar discreto.

De acordo com o especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial Valter Moura Ferreira, um beijo pode ser responsável pela transmissão de males como a gengivite (infecção bacteriana) e a mononucleose, uma doença que tem como conseqüências a fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. A doença é transmitida pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo.

Como se não bastasse tanta notícia ruim, o beijo ainda pode transmitir o já conhecido, incômodo, irritante e muito comum herpes labial e até cárie. “Essa cultura que alguns têm de beijar várias pessoas em um curto espaço de tempo facilita a transmissão de doenças. Várias delas aumentaram os seus registros depois que surgiu o hábito de ‘ficar’ nas festas. A única forma de proteção é manter uma boa saúde bucal, já que a própria saliva é uma defesa do organismo. Ter um parceiro fixo que também se preocupe com isso, é outra maneira de evitar possíveis males”, orienta o médico Ferreira, lembrando ainda que o beijo é capaz de disseminar a perigosa hepatite C e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A turma adora beijar adoidado, mas, na hora assumir em uma entrevista, a coisa muda de figura. Muita gente prefere se manter no anonimato, com medo de “queimar o filme”.

Um vendedor de Campinas, de 21 anos, afirma que nenhum alerta médico o fará parar de “praticar o seu esporte preferido”. Só no Carnaval do ano passado, em Minas Gerais, ele jura ter beijado na boca pelo menos 60 meninas. Exageros à parte, ele expôs a sua saúde a um risco altíssimo. O mesmo aconteceu com uma profissional liberal de 24 anos, que, em um cruzeiro universitário em dezembro, beijou nada mais nada menos do que 20 garotos. Isso, apenas na primeira noite de passeio!

“O negócio é beijar e sair fora. Meu recorde foi pegar sete meninas em uma mesma noite num rodeio em Jaguariúna”, conta o assistente de importação e exportação, F.P., de 25 anos, que está de passagem marcada para Ouro Preto (MG), cidade que tem um dos carnavais mais agitados, e beijoqueiros, do País. “Existem noites e noites. Às vezes, dá vontade de ficar só com uma pessoa. Mas, geralmente, o canal é beijar várias”, conta.

Spray à base de própolis ajuda, mas não resolve

Para beijar muito neste Carnaval, alguns foliões estão recorrendo a uma novidade que promete impedir a transmissão das doenças provocadas entre um amasso e outro. Um spray à base de própolis, desenvolvido por um laboratório ligado à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), teria a capacidade de diminuir a ação de microorganismos streptococcus e staphilococcus, que atacam a garganta e causam gengivite, cárie e outros males.

O lançamento do produto batizado como Beije tem tudo para ser um sucesso no próximo Carnaval baiano.

“O beijo pode ser o fio condutor de uma série de doenças e o spray só reduz as chances de contaminação se possuir antibactericidas em sua fórmula. Mesmo assim, a sua ação é apenas temporária”, alerta o especialista em traumatologia buco-maxilo-facial Valter Moura Ferreira.

“Já existem vários sprays com própolis e hortelã no mercado para este mesmo fim de proteger as pessoas, mas eles servem mais como antiinflamatórios. E o efeito é sempre igual, eles funcionam de forma temporária. É como se fossem aqueles enxaguatórios bucais vendidos em supermercados e farmácias”, completa o médico.

Para Darwin, tudo começou com mordidas de macacos

Pesquisas dão conta de que o beijo tenha surgido por volta de 500 anos a.C. Nesta mesma época, cenas de troca de carinhos foram retratadas nos murais dos templos de Khajuraho, na Índia. O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), autor da teoria da evolução das espécies, garantia que a origem do beijo vem de muito antes. De acordo com o cientista, o ato de beijar é uma sofisticação das mordidas que os macacos trocavam em seus ritos pré-sexuais. No período da Idade Média, era tido como uma maneira de concretizar acordos. Com a boca sempre fechada, os homens se beijavam de forma bem firme. Um toque leve demonstrava traição. O avanço de doenças mortais, como a peste, fez com que esses hábitos diminuíssem. O psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1938), pai da moderna análise do comportamento humano, iniciada no século passado, o prazer do beijo tem relação com a busca do ser humano pelas sensações de sua primeira infância, quando se alimentava nos seios da mãe. A chamada “fase oral”.

Comentários dos leitores

22/2/2006 - enviada por Paulo Henrique Monteiro ( paulohenriquemi@hotmail.com)
"Oi gostei muito desta matéria pois ira feser muitas pessoas pensarem antes de por a boca em augum lugar rsrsrsrsrs..."

20/2/2006
"Eu sou uma portadora do Vírus Hpv, e confesso que gosto muito de beijar na boca, e não sabia desse vírus transmissor pela saliva, se eu soubesse não teria beijado 2 gatinhos na última festa, agora estou preocupada estou com a gengiva com a dor estranha e com um machucadinho nela.Faz menos de 15 dias esses beijos...detalhe tenho um parceiro."

20/2/2006 - enviada por Roberlene Ribeiro dos Santos ( roberlene70@hotmail.com)
"Adoro beijar!! despois dessa notícia vou ficar sempre alerta. Não beijarei qualquer boca..."

20/2/2006 - enviada por Lílian Bonard ( lilizinha@superig.com.br)
"Pô...é mó doidera mesmo beijar uma penca de bocas numa noite só!
Beijar 3 milhões de boca numa noite apenas,num vai provar nada pra ninguém e num vai fazer vc ser melhor que ninguém!
Desenrola com uma/um e fica grudado a noite toda...é bem meia interessante! ;o)"

20/2/2006 - enviada por Geovana Ferreira ( geovanaferreira@superig.com.br)
"Muito boa essa materia!!!Os saidinhos vão pensar duas vezes antes de quererem sair beijando todo mundo."

20/2/2006 - enviada por Marcos Oliveira ( marcomotenzo@superig.com.br)
"Tristeza, como se nao bastasse a AIDS agora ate o beijo esta ameaçado.
Nos tempos dos meus pais a vida era melhor. Mas vamos lá quem quer viver cem anos mesmo...rs Beijem sem medo e sem culpa, assim a doençanão se manifesta. Mas vamos se venhamos vamos beijar gente bonita com bom hálito, com dentes bonitos...rs"

20/2/2006 - enviada por Agente Misterioso ( agente@misterioso.com.br)
"Na verdade tudo não passa de um castigo divino pelo abuso das pessoas!! Da mesma forma como a AIDS se espalhou pelo mundo por causa do abuso causado pelo sexo, agora novas doenças aparecerão por causa do abuso no beijo huahuahauhauaha!!!!"

20/2/2006 - enviada por jose ricardo santana couto ( ricardo682@hotmail.com)
"parabéns pela matéria do beijo...
neste carnaval procure ao invés de bocas e bocas, um encontro real com JESUS!"

20/2/2006 - enviada por Alana souza ( alana-louca@hotmail.com)
"Essa mensagem vai beneficiar muita gente, gostei muito da matéria vcs estão de parabéns."

20/2/2006 - enviada por hida ( hilalmeida@hotmail.com)
"muito boa materia,deveria ser maisdivulgada.bjos"

20/2/2006 - enviada por Juliana ( jucherem@hotmail.com)
"Como dentista,vou além: tem gente que sai beijando varias pessoas sem conhece-las e pior,sem saber o que cada uma tem na boca....então fico imaginando aquela pessoa com aquela ponte fixa meio "soltinha" cheio de alimento acumulado... ou com aquela protese removível cheia de Candida albicans pois o usuário não tira a prótese para higienizar..Atenção pessoal!! Pensem duas vezes antes de sair beijando qquer um...a.s vezes o momento pode tormar-se "um pouco desagradável""

20/2/2006 - enviada por Ana Paula G. N. ( ana-paula-nery@bol.com.br)
"Sou Cirurgiã Dentista há 13 anos e posso lhes assegurar que o risco de contágio belo beijo vai bem além dos descritos neste artigo! O que é necessário é não se ficar com qualquer pessoa por ai! Farra é bom com quem já se conheça relativamente bem. E , no caso de se ter um companheiro (a ) ou namorado(a ) o melhor é estar sempre por dentro de sua saúde de um modo geral, bem como a saúde de sua boca a dentes. E restringir o número de pessoas com quem se relacione, ou se beije é mais uma forma de diminuir os riscos. Pode-se pegar , pela boca, uma série de doenças agressivas como a Hepatite .Esta doença tem várias formas virais ( A,B,C,D,E,F,G...) e a mais grave é a hepatite fulminante........que mata em menos de 24 horas), e outra é a Hepatite C, que desenvolve como uma destruição lenta do fígado, podendo levar também à morte. Quanto aos sprays, um mais eficiente, seria o spray manipulado de clorexidine a 1 % ( após o bochecho deve-se cuspir e lavar bem a boca. Não deve ser ingerido!) mas também tem um efeito temporário. Este sim diminui quase 90 % das bactérias em um minuto de bochecho, Mas......elas não são eliminadas , após algumas horas estão presentes na boca.Este produto pode manchar os dentes se usado demasiadamente ( mais que 2 vezes por dia).
Dra. Ana Paula Grialdi N."

20/2/2006 - enviada por Francis Airon de Brito ( francisairon@ig.com.br)
"É sempre bom contar com notícias como esta que nos ajudam a tomar cuidados com a saúde. É uma pena que nem todos tenham acesso a tão importante informação.
Parabéns!!!"

20/2/2006 - enviada por Anne Gracielle Almeida Santos ( gracinha_gra@yahoo.com.br)
"Muito boa essa reportagem....td o que é gostoso é proibido..rsrsr"

20/2/2006 - enviada por Jurema Suely Mazoni Ribeiro ( jmazoni@terra.com.br)
"Adorei a matéria,pois falo para muitas pessoas destas e outras doenças ,mas elas não aceitam ou me chamamde EXAGERADA"

20/2/2006 - enviada por Marcio Almeida ( marcinhoalmeida@gmail.com)
"muito interessante e educativa, mas só não concordo com teoria da evoluçao de Darwin e que os macacos são os precursores do beijo, o que a história por conveniêcia não conta é que Darwin morreu com uma Biblia na mão pedindo perdão a Deus por seus equivocos"

20/2/2006 - enviada por carla santos ()
"eu acho q vcs deveria divulgar isso antes do carnaval como a aids
colocar na midia q é o meio de informação mas eficaz
muita jente ñ sabe disso e com certeza vai pegar varias doenças depois do carnaval coisa q poderia ser perfeitamente evitada se tivesse informaçãopras pessoas colocar só na internet ñ resolve a grande maioria ñ tem computador o q é uma pena.Mas mesmo assim valeu muito a informação."

20/2/2006 - enviada por Ricardo Diniz ( rdrpro@ig.com.br)
"Acho engraçado... Ninguém fala de HPV !!!
Vcs q criam o assunto abordado deveriam ir um pouco mais afundo nos tipos de doenças. Só vi um comentario sobre HIV e ainda fora da matéria.
"

20/2/2006 - enviada por Ed ( edmau@lycos.com)
"A matéria é muito boa e fala de alertas que todos deveríamos saber. Com certeza as mulheres vão usar este tipo de informação para fazer um Charme no carnaval. E os rapazes vão ter que melhorar as cantadas para roubar beijos."

20/2/2006 - enviada por kennedy ( kennedylima_1@hotmail.com)
"Belíssima reportagem essas informaçoes vao ajudar a previnir doenças comuns de carnaval!!!!"

20/2/2006 - enviada por lucia ferreira dos santos ( moreneychon@ig.com.br)
"concordo com a vanildes, pois seria otimo tambem, se os pais pegasse como tarefa de casa , a orientacao dos filhos para nao sairem beijando qualquer boca que aparecer , pois beijar faz bem, mas desde que seja saudavel . Lembrando que devemos orienta-los enquanto e cedo , comece logo na adolescencia ok......Abracos !
' Lucia '



"

20/2/2006 - enviada por Alexsandro Mota ( Allexmota@hotmail.com)
""Ta pensando que beijos de jegue é arroz doce"! Muito cuidado com os beijos ai galera""

20/2/2006 - enviada por Hélia Bahia ( heliabahia@ig.com.br)
"A todos vocês , parabéns !,pela informação.
Tenho certeza que vocês , podem abordar mais sobre as DSTs.
Tem muita gente precisando de mais informações.
Uma abraço."

20/2/2006 - enviada por Jose Ramon Rodriguez Ramos ( joseramon@Superig.com.br)
"Quein e que nao sabe diso,agora se aparecer para o Dr, aCleo Pires y pedir um beijinho o SR fas o que ,espera a posa secar."

20/2/2006 - enviada por Darley ( marcosberaldi@hotmail.com)
"Olha que interessante!"

20/2/2006 - enviada por Denise Cortes ( denise@unimedse.com.br)
"Vale o alerta garota,porém na Hora " H " quem quer saber de peste de bactérias...

E com umas cervas a mais amiga não dá pra lembrar de nda.

Bjs. Adri !"

20/2/2006 - enviada por Marco Antônio Leite da Costa ( marcaomilk@ig.com.br)
"A vida e irmã gemea da morte. Portanto, viver é um grande risco, por isso não devemos viver eternamente com medo de adquirir esta ou aquela doênça. No entanto, basta manter uma certa cautela.

Leite"

20/2/2006 - enviada por Luiz Carlos Grossi ( lucasgrossijr@hotmail.com)
"Como de costume surgem estas notícias nas vésperas do carnaval, sendo que na verdade poucas pessoas tem consciência do que fazem com as outras ou até mesmo com o seu corpo. O negócio é aproveitar e curitr, mas se ligar nas dicas pra depois não chorar!"

20/2/2006 - enviada por Marco Antônio Leite da Costa ( marcaomilk@ig.com.br)
"A vida e irmã gemea da morte. Portanto, viver é um grande risco, por isso não devemos viver eternamente com medo de adquirir esta ou aquela doênça. No entanto, basta manter uma certa cautela.

Leite"

20/2/2006 - enviada por carlos teixeira (teixeira41@ig)
"Ha sentido referente as doenças transmitida pelo beijo, porem não só no carnaval é que se beija e as outras festas , o gov. bem que poderia realizar campanha sobre o assunto .
Sds
Teixeira41"

20/2/2006 - enviada por Mateus ( mateuslmauro@ig.com.br)
"beijar por si só não adianta nada, se não fizer sexo."

20/2/2006 - enviada por kellen ferreira ( ferreirakellen@ig.com.br)
"adorei a materia de prevenção aos "beijoqueiros" espero que eles elembre da materia no meio da folia e um ótimo carnaval!!!!!!!!!!"

20/2/2006 - enviada por Andreia da Silva ( deia_silva_2005@yahoo.com.br)
"Demais este artigo. Pois o beijo vem senso muito banalizado; levando-se em conta a frequencia das pessoas ao dentista eu não me arrisco. Beijar é muiito bom mais tem q ser seguro. Bjos, Andréia."

20/2/2006
"estava a procura de materia sobre doencas transmitidas pelo beijo, achei incrivel tanta coincidencia, estou trabalhando em uma escola onde vamos fazer palestras orientando melhor os adolecente , parabens , veio na hora certa"

20/2/2006 - enviada por claudemir da filipinas ( claudemir_da_filipinas@ig.com.br)
"pergunto, o que fazer?
lavar a boca toda vez que beijar ou usar proteção com um equivalente da camisinha para a boca.
um problema a ser estudado.
"

20/2/2006 - enviada por Pâmela Parra ( pamela_oparra@hotmail.com)
"Achei essa materia muito interessante pois alem de nos alerta sobre os males de beijar muito nos alerto sobre as doenças mais graves que podemos adquirir atraves do beijo"

20/2/2006
"Essa é uma boa materia e caho que deveria ser mas divulgada nas emissoras de radio, Tv, jornais, revistas.Evitaria bastante transtornos pós carnaval."

20/2/2006 - enviada por Elo ( elobentes@ig.com.br)
"dando pano pra manga na luta contra os desastres do carnaval."

20/2/2006 - enviada por luis ( luis.saopaulo@ig.com.br)
"ainda bem que vou ler meus livros neste carnaval... no máximo vou pegar ácaros no nariz"

20/2/2006 - enviada por Felipe de oliveira ( nandafel01@ig.com.br)
"Muito boa essa matéria ! eu acredito ser de grande utilidade, mais o fato de não se divulgar que os perigos dos inocentes beijos !seria o mesmo que acabar com o carnaval! afinal o que seria do carnaval sem o beijo na boca."

20/2/2006 - enviada por KATIA ( katiahotmail@msn.com)
"Essa materia é muito válida, principalmente para os jovem..."

20/2/2006
"e como fica a AIDS caso as pessoas tenham algum sangramento na gengiva, etc"

20/2/2006 - enviada por francisco ( franciscosilva2006@ig.com.br)
"esta reportagem foi como uma bomba para os saidinhos, depois de cuidar dos orgãos, também agora tem quer cuidar da boca."

20/2/2006 - enviada por fernando ()
"E cuidado também nessa pegação para não beijar um traveco...hahahahaha"

20/2/2006
"O risco é enorme mais não da pra ficar sem correr este risco. Beijar é bom demais!!!"

20/2/2006 - enviada por velton fernando ( veltonfernando@ig.com.br)
"Não importa a quantidade, ficar com dez, vinte ou trinta na mesma noite não é vantagem. O verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres e sim aquele que conquista uma mulher várias vezes. Bom carnaval á todos."

20/2/2006 - enviada por alexandrecavalcantisobral ( sobral_alexandre@ig.com.br)
"Realmente a materia é importante,cabe a cada um cuidar de sua saude.
Aos q nao acreditam desejo sorte!"

20/2/2006
"Realmente, como disse o nosso colega Wilson Avelino, a informação sobre os riscos dessas meia orgias que se ve no carnaval e cada vez mais no dia dia está colocada de forma muito superficial. Tenho dó dessas meninas que crescem com as cabeças deturpadas em nome da modernidade. Depois crescem e se perguntam porque os homens não a levam a sério. Um cara beijar 60 garotas...e uma menina ser beijada pelo mesmo número de homens num noite. Nem prostituta se sujeita a isso. O que dirão os seus filhinhos quando crescerem e souberem disso."

20/2/2006 - enviada por Edna ()
"Se as pessoas tivessem religião,e assim um comportamento cristão,jamais estariam expostas ao risco de contrairem certas doenças."

20/2/2006
"Interessante"

20/2/2006 - enviada por reginaldo goes ( reginaldogoes@gmail.com)
"muito bom esse artigo. parabéns!"

20/2/2006 - enviada por Andreia ( andreia_ribbeiro@ig.com.br)
"tem q se cuidar!"

20/2/2006 - enviada por Eunice da Conceição de Almeida ( ealmeida@ig.com.br)
"Muito bom o alerta sobre o beijo. Até que enfim alguém se preocupou em colocar na mídia essa informação importantíssima.
Gostaria de saber se houver uma ferida em ambas as bocas e uma pessoa tiver hepatite B se pode ser transmida.
Abraços a toda a equipe"

20/2/2006 - enviada por Paulo Cesar Aguiar ( vialex@click21.com.br)
"Ótimo matéria. Contudo, poderiam fazer uma versão que gastasse menos tinta para impressão, e envio direto para amigos, divulgando, assim, a matéria. Desde já agradecido. Um abraço Paulo Aguiar"

20/2/2006 - enviada por Antonio ( senapro@hotmail.com)
"O jeito é não beijar ninguém , não é doutor ; o senhor por acaso é casado ?
Por acaso o senhor toma cuidado com vírus mutantes nos seu micro e faz uma desinfecção mensal ?
Se precisar eu sei fazer"

20/2/2006 - enviada por maria ( priscandido@yahoo.com.br)
"tome cuidado neste pelo menos"

20/2/2006 - enviada por Wilson Avelino ( mix72@ig.com.br)
"Esta matéria é de suma importância para que muitas pessoas tomem mais cuidado com a saúde bucal e se previnam de certas doenças, porém acho que a mesma foi muito superficial ao explicar a gravidade de tais doença e portando não passou aos leitores realmente gravidade desta mania."

20/2/2006 - enviada por Rutênio G C Maciel ( iarabs1@hotmail.com)
"Gengivite, mononucleose, herpes labial, cárie...Tudo por causa de um beijo!!!!!!!!!"

20/2/2006
"deixando as teorias darwianas e froidianas de lado este alerta deveria ter sido feito junto com as campanhas de doenças sexualmente trasmisifes para o carnaval deste deste ano, já que o beijo é tão malefico.pois é eu sabia que era uma porta aberta para muitos bichinhos só que para mim não chegasse a tanto, talvés por falta um simples leitura.
OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO"

20/2/2006 - enviada por Vanildes Vieira da Cunha ( vavic@ig.com.br)
"Muito interesseante essa matéria. O assunto deveria ser discutido mais no cotidiano dos jovens, nos grupos e nas escolas e em outros eventos.
Abraços,
Vanildes"

Fonte:

http://www.cosmo.com.br/especial/carnaval2006/integra.asp?id=140484

Cosmo On Line

URL:: http://www.cosmo.com.br


http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/02/346605.shtml

http://www.midiaindependente.org

agrega un comentario