Julio López
está desaparecido
hace 6430 días
versión para imprimir - envía este articulo por e-mail

Professor universitário diz que faz sexo no local de trabalho (PUC Minas)
Por CMI Brasil - Sunday, Jul. 29, 2012 at 3:37 AM

..

" tuliovianna 26 Dec 09
A universidade que faz o aluno.

Este papo de que "o aluno faz a universidade" é discurso de auto-ajuda para quem estuda em faculdades toscas. Mais fácil acreditar nele do que estudar para passar em um vestibular decente. "

- Fonte: http://www.formspring.me/tuliovianna/q/16102421

- Isso aqui também é grave:

" Já fez sexo no local de trabalho?

tuliovianna 15 Feb 11
Já, mas isso já faz muito tempo e eu não vou contar nem quando, nem onde... "

- Fonte: http://www.formspring.me/tuliovianna/q/161860426345254183

- Isso só demonstra a falta de ética da PUC Minas, que sabe da existência do site de perguntas e respostas.

Quer saber algo a meu respeito? Pergunte-me!

Recent Responses

    1. Tulio Vianna
    2. Tulio Vianna
    3. Tulio Vianna
    4. Tulio Vianna
    5. Tulio Vianna

      O meu, só que ganhando 5 vezes mais, com o dobro de férias e sem a obrigação de corrigir provas.

    6. Tulio Vianna

      Sim, claro! Vivi uma excelente fase da minha carreira na PUC e tenho saudades dos ex-alunos e dos colegas professores, com os quais sempre mantive ótimo relacionamento. Não sei exatamente quem me substituiu na minha disciplina, mas a PUC tem um ótimo corpo docente e certamente minha ausência não fará lá muita diferença no final das contas. De todo modo, fico muito feliz de ter contribuído para sua formação, pois afinal de contas esta é a melhor recompensa que um professor pode ter por sua dedicação.

    7. Tulio Vianna

      Direito, por definição, é ciência social aplicada. Se o sujeito quer fazer ciência de base e está no curso de Direito, escolheu a profissão errada. Tal como o físico que está no curso de Engenharia ou o biólogo que está no curso de Medicina este estudante de Direito está lá só por alguma pressão social ou econômica, mas o curso não é a praia dele.
      Claro que não se exige do filósofo do Direito o mesmo conhecimento de dogmática de um jurista mais prático, mas é preciso conhecê-la o suficiente para sobre ela filosofar. Não se pode Filosofar sobre algo que não se conheça. A não ser que a proposta seja fazer Metafísica, como alguns metafísicos do Direito fazem por aí.

    8. Tulio Vianna

      O meio acadêmico, pelo menos na maioria das faculdades particulares, já foi corrompido pelo dinheiro há muito tempo. Mas se formos abandonar a profissão porque ela foi corrompida pelo dinheiro, não sobrará muitas opções de trabalho nos dias atuais. Resta-nos ficar e trabalhar para melhorar a situação.

    9. Tulio Vianna

      Cada universidade e cada programa de pós-graduação cria suas linhas de pesquisa a partir de um procedimento interno definido pela própria instituição. As atuais linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG foram debatidas e elaboradas em dois seminários internos dos professores do programa. No primeiro deles, apresentamos aos colegas e à comunidade em geral uma breve síntese das nossas pesquisas atuais, bem como nossos interesses futuros. A partir destas exposições, nos dividimos em grupos de trabalho com interesses de pesquisa comuns e, em um segundo seminário, cada grupo redigiu sua própria linha de pesquisa e seus projetos estruturantes.

    10. Tulio Vianna

      Fomos criados em uma sociedade machista que nos ensinou que o homem tem que ser mais inteligente, mais forte, mais alto, mais corajoso, mais bem remunerado e, principalmente, ter mais experiência sexual que a mulher. Homens e mulheres passam a vida inteira tentando seguir este padrão que lhes foi ensinado.
      Alguns têm consciência da artificialidade deste modelo e das relações de poder que estão por trás dele e tentam não segui-lo. Só que, por mais que conscientemente procuremos romper com esta relação hierárquica entre homens e mulheres, elas estarão lá sempre no nosso inconsciente nos atormentando e às vezes vindo à tona nos atos falhos e nos nossos modelos de príncipe encantado/mulher ideal.
      O cidadão, muitas vezes, é árduo defensor da igualdade de salários e da participação política entre homens e mulheres, mas se sente constrangido em namorar uma mulher mais forte, mais rica, mais inteligente e, principalmente, com mais experiências sexuais que ele. É o inconsciente berrando.

    11. Tulio Vianna

      Estudei francês na Faculdade de Letras da UFMG, como disciplinas eletivas da graduação. Tenho boas referências da Aliança Francesa, mas nunca estudei lá.

    12. Tulio Vianna

      De jeito nenhum. Tribunais superiores são órgãos essencialmente políticos e não seria nada republicano reservar o exercício de um poder político a apenas quem optou pela carreira da magistratura. Seria tão absurdo quanto exigir que o ministro da saúde fosse necessariamente um médico do SUS ou que o ministro da educação fosse necessariamente um professor da rede pública de ensino.

    13. Tulio Vianna
    14. Tulio Vianna

      Decididamente não são suficientes. A maioria dos juízes que conheço são muito inteligentes e educados (cultos nem tanto). O que falta neles é empatia. Falta a tão necessária capacidade de se colocar no lugar do outro, principalmente quando o outro é pobre, negro, mulher, homossexual, não cristão, em síntese, diferente dele. Sem empatia é impossível julgar bem, pois não se julga o réu, mas seus valores pessoais projetados nele. No curso de formação de todo juiz (e promotor) deveria constar como atividade obrigatória o estágio como réu por pelo menos 24 horas em uma prisão pública. Pra exercitar a empatia.

    15. Tulio Vianna

      Já fui razoável no xadrez, mas hoje em dia estou enferrujado. Dos que precisa suar a camisa, nunca fui praticante.

    16. Tulio Vianna
    17. Tulio Vianna

      Não tenho a menor pretensão de mudar o mundo sendo professor; talvez a esperança de mudar 1 ou 2 alunos por turma, o que já acho muito. A sala de aula é o espaço das revoluções particulares por excelência.

    18. Tulio Vianna

      Com 26 anos; na semana seguinte ao meu aniversário iniciei minha carreira na PUC Minas São Gabriel.

    19. Tulio Vianna

      Tempo e número de páginas não garantem absolutamente nada. Um autor prolixo pode escrever 1000 páginas e não dizer nada de relevante. Um doutorando protelador pode passar 9 anos assistindo televisão e pesquisar e escrever apenas no décimo ano.
      Se o doutorando, porém, passou 10 anos efetivamente pesquisando terá conteúdo para 1000 páginas e, neste caso, é um esforço que precisa ser muito valorizado. Não obstante seu esforço sincero, nada garante que sua tese seja boa, pois ele pode ter passado 10 anos pesquisando fontes ruins ou pode simplesmente não ter o talento necessário para saber inter-relacionar bem tudo o que leu. Qualidade de trabalho intelectual não se mede nem com cronômetro nem com fita métrica.

    20. Tulio Vianna

      Depende de onde você for apresentá-lo. Você precisa analisar antes as linhas de pesquisa do programa e do orientador pretendido. Não adianta querer dar tiro no escuro ou - pior - murro em ponta de faca. Mestrado e doutorado não são trabalhos de pesquisa individuais. É o candidato que deve procurar afinidades com o programa, pois nenhum programa de pós-graduação vai alterar suas linhas de pesquisa em homenagem ao brilhantismo do candidato.
      Isso não quer dizer que você deva fazer um projeto sobre um tema que você não goste, só para agradar o orientador pretendido. Quer dizer que você precisa encontrar o orientador certo para o tema pretendido. Visite as páginas dos programas de pós-graduação, leia as linhas de pesquisa e você acabará encontrando um orientador com o qual se identifique.

    21. Tulio Vianna
    22. Tulio Vianna
    23. Tulio Vianna

      Sim, a maconha prejudica a memória de curto prazo. Ela até pode potencializar o lado criativo do cérebro, mas para o aprendizado em geral, em que se requer antes de tudo concentração, ela é prejudicial.
      Além do mais, ainda que a toxidade aguda (de uma única dose) da maconha seja desprezível, sua toxidade crônica (uso contínuo) é semelhante a do tabaco. Decididamente não é uma boa fazer uso contínuo de qualquer droga psicotrópica, inclusive álcool.

    24. Tulio Vianna

      Há coisas melhores para ler, mas há coisas piores para se viciar. Esquenta, não ;)

    25. Tulio Vianna

      Já investi em ações, mas atualmente tenho focado em aplicações em que perco dinheiro de forma mais previsível.

    26. Tulio Vianna

      Muita gente me lê no Twitter e no Facebook, então é natural que tenham curiosidades a meu respeito. Infelizmente não tenho como responder a todos e ainda há 535 perguntas para serem respondidas.

    27. Tulio Vianna

      A crítica é tão importante quanto a dogmática. Durante muito tempo o Brasil importou um discurso acadêmico europeu eminentemente dogmático. Recentemente os juristas brasileiros despertaram para a crítica e muitos, por conta disso, acabaram abandonando a dogmática, o que me parece um erro.
      A crítica, porém, não é mais fácil que a dogmática. Pelo contrário, normalmente é mais complexa e exige uma carga de leitura bem mais densa.
      O ideal é que os juristas saibam transitar bem entre a dogmática e a crítica. Os europeus tradicionalmente cuidaram do lado dogmático da moeda e seria um erro nos limitarmos a tratar do lado crítico. O bom jurista precisa aprender chutar bem com as duas pernas, ainda que uma delas seja a sua preferida.

    28. Tulio Vianna

      Não. Dei aula em curso pré-vestibular que, por ser curso livre, não exige do professor o diploma de graduação na área.

    29. Tulio Vianna

      Sim, o curso de Direito tem muitas opções de carreira a seguir e é perfeitamente natural esta dúvida. Eu sempre soube que iria lecionar, mas no início imaginava que iria também seguir a carreira da magistratura. Trabalhei como assessor de desembargador por 5 anos e percebi que a carreira não é pra mim. O ideal seria que você fizesse o test drive antes, pois depois de aprovado no concurso, o ótimo salário acaba sendo um obstáculo intransponível para se abandonar a carreira. Se você ainda não está formado, tente fazer um estágio com um juiz e ser monitor de um bom professor e veja o que lhe agrada mais.

    30. Tulio Vianna

      Acho ótimo para quem mora em regiões onde não há boas faculdades, pois é uma chance para o aluno poder acompanhar as discussões que estão ocorrendo nos grandes centros de conhecimento. Para o aluno que mora nas grandes cidades, porém, educação à distância não faz sentido, pois o grau de aprendizagem nos cursos presenciais é infinitamente superior.

    31. Tulio Vianna

      Depende do nível da concorrência. Em um processo seletivo em que há muito mais candidatos que vagas, a correção das provas é inevitavelmente comparativa. O candidato que só leu a bibliografia básica sugerida no edital tende a fazer uma prova básica semelhante a dos demais. O candidato que, além da bibliografia básica, possui uma carga de leituras maior e sabe interrelacioná-la bem com a bibliografia sugerida no edital certamente se destacará dos demais. Em suma: a bibliografia indicada pode até ser suficiente, mas tudo vai depender do nível dos demais candidatos.

    32. Tulio Vianna

      Nenhum problema. Só vou citar um exemplo: Ferrajoli. Que eu saiba nunca fez qualquer pesquisa de campo e a excelência da sua pesquisa é indiscutível.

    33. Tulio Vianna

      Gostava mais de Física, Matemática e História, que sempre foram o meu forte. Detestava Português e Química.
      Só aprendi bem Português quando precisei estudar para passar no concurso do TJMG. As aulas de Latim, que cursei como eletiva na Faculdade de Letras, ajudaram muito. Acabei gostando tanto da matéria que me tornei professor da disciplina no PRÉ-UFMG.

    34. Tulio Vianna

      Decididamente, não. O nacionalismo pra mim é uma grande bobagem. Assim como não quero que os EUA explorem o Brasil, não quero que o Brasil explore a Bolívia. Uma criança morrendo de fome na Ãfrica me agride tanto quanto uma criança morrendo de fome no nordeste.
      O nacionalismo faz sentido quando se é governado por reis e há guerras para definir quem reina sob qual território. Nas democracias, se cada povo reina sob seu próprio território, não faz muito sentido o sentimento nacionalista.

    35. Tulio Vianna

      O Estadão é o melhor jornal conservador publicado no Brasil. Não tinha por que duvidar de que publicariam o que eu dissesse e, de fato, a longa entrevista foi muito fiel às minhas declarações.
      Já a Veja não faz mero jornalismo conservador; faz panfletagem política descarada. Não se trata de uma mera versão conservadora dos fatos; é criação e divulgação de notícias de um universo paralelo que atenda a seus propósitos políticos. Sua credibilidade é menor que a de uma nota de 3 reais. E eu não gostaria de ver minha imagem em uma nota de 3 reais.

    36. Tulio Vianna

      Acho que todos os meus amigos sabem que sou agnóstico, mas se não soubessem e o assunto surgisse, eu diria sem problemas.

    37. Tulio Vianna

      Provavelmente México, mas eu sou um tanto quanto imprevisível quando o assunto é viagens e posso mudar de rumo a qualquer momento.

    38. Tulio Vianna

      Infelizmente, sim! Muitos juízes e promotores vivem em uma Torre de Marfim e julgam/acusam gente que vive em uma realidade que não existe nem em seus piores pesadelos.

    39. Tulio Vianna

      Não só não daria como já não dei uma vez; quando disseram que era pra Veja, eu disse com toda a educação do mundo: "sinto muito, mas pra Veja eu não dou entrevistas".

    40. Tulio Vianna

      De jeito nenhum! Você vai ter colegas bem mais velhos na universidade. O vestibular da UFMG é uma pedreira, mesmo! Acho que vale a pena estudar bastante e tentar novamente.
      Nada impede, porém, que você comece o curso em uma particular e depois tente o vestibular para a UFMG no final do ano. Se aprovado, poderá pedir o reaproveitamento dos créditos cursados.

    41. Tulio Vianna

      O mestrado e o doutorado em Direito são muito bons. Conheço vários professores de lá e eles são de altíssimo nível.
      Dos cursos de especialização em Direito, o único que eu conheço e posso recomendar é o de Ciências Penais, no qual inclusive já lecionei.

    42. Tulio Vianna
    43. Tulio Vianna

      Depende dos termos da proposta. Se me garantissem que meus textos não seriam alterados e me pagassem razoavelmente bem por isso, aceitaria sem problemas. Talvez eu não durasse muito no novo emprego, porque não iria mudar meu pensamento e meu estilo por conta dele, mas isso já é outra história...

    44. Tulio Vianna

      Gosto muito de Processo Penal e daria aulas da disciplina sem problemas. Sempre dei aula de Direito Penal, pois prefiro lecionar nos primeiros períodos do curso, quando os alunos ainda não foram completamente subvertidos pelo sistema. Na pós-graduação, porém, em boa parte das aulas de "Teoria do Garantismo Penal", trato de temas de Processo Penal.

    45. Tulio Vianna

      Não tenho propriamente romances preferidos; dou nota 10 para vários e, a partir daí, não saberia hierarquizá-los. Vou citar os primeiros que me vêm à cabeça:
      Brasileiro: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
      Estrangeiro: O Nome da Rosa - Umberto Eco

    46. Tulio Vianna

      Normalmente acaba até saindo mais caro, pois como você conhece a qualidade dos componentes, só vai querer colocar coisa boa. Nos computadores de loja, normalmente há muitos componentes genéricos, pois a maioria do público só se preocupa com processador e quantidade de memória. A vantagem de se montar pessoalmente um computador decididamente não é o preço, mas a qualidade.

    47. Tulio Vianna

      Com certeza! Estado laico só não é bom para quem não tolera opiniões diferentes das suas; se todos respeitarem as crenças alheias, ninguém desrespeitará a do outro. Os fundamentalistas, porém, pretendem impor suas crenças à força e, com isso, tornam a religião um código moral autoritário que só agrada àqueles que o criaram.

    48. Tulio Vianna

      Gosto muito da Wikipédia em inglês. Completa, plural e com boas referências. Já a Wikipédia em português, eu acho bem fraquinha.

    49. Tulio Vianna

      Saber escrever corretamente não é sinal de boas ideias. Conheço muita gente que escreve perfeitamente bem o português, mas comete reiterados homicídios à lógica e ao bom senso. Mas conheço muita gente também com ideias maravilhosas que não consegue expressá-las no melhor português, simplesmente por não ter nascido em uma família rica e culta que pudesse lhes dar uma boa formação quando criança. Não só as pessoas cultas podem usar uma praça para discursar; não há porque limitar a Internet também a uma casta de privilegiados.

    50. Tulio Vianna

      Pra quem tem dinheiro, há muitas coisas boas, mas democrático, mesmo, só o sexo.

    51. Tulio Vianna
    52. Tulio Vianna
    53. Tulio Vianna

      Sim, vários professores do atual corpo docente da UFMG me deram aula na graduação. Do meu departamento, porém, apenas o professor José Cirilo de Vargas lecionou no meu curso de graduação.

    54. Tulio Vianna

      As normas sobre orientação de monografias de final de curso são determinadas pelo colegiado de graduação do respectivo curso. Não tenho ideia se o colegiado do curso de ciências sociais permite orientador externo ao curso.

    55. Tulio Vianna

      Diria que sou muito suspeito para recomendar uma revista na qual escrevo. O melhor a fazer é conferir com os próprios olhos as últimas edições da revista disponibilizadas gratuitamente no site: http://www.revistaforum.com.br/conteudo/edicoes_anteriores.php
      Basta ver as entrevistas que constam na edição histórica de 10 anos (nº102) para se ter uma ideia da qualidade da revista. A revista conta ainda com um time de colunistas da categoria de Idelber Avelar e de Márcio Pochmann.
      Mas insisto: eu sou suspeito pra recomendar...

    56. Tulio Vianna

      Depende. Adoro piadas de advogados que exploram fraquezas reais da categoria como, por exemplo, o pedantismo. A maioria das piadas de advogados, porém, são "genéricas" e se você substituir "advogado" por "político" terá o mesmo efeito. Estas mesmas piadas, para alguns, são engraçadas se substituir "advogado" por "judeu" ou "negro". A graça da piada é única e exclusivamente sacanear um grupo social. Destas eu não consigo achar graça, mas de uma boa piada de advogado "de raiz", eu gosto, sim!

    57. Tulio Vianna

      Algumas, mas só divulgo quando sai a programação oficial dos eventos, pois é relativamente comum haver cancelamentos.

    58. Tulio Vianna

      Tenho vários amigos cristãos, mas felizmente nenhum fundamentalista. Respeito totalmente a crença deles em Jesus/Deus o que não me impede de fazer provocações, vez ou outra, em relação a seus supostos representantes na Terra: papa, bispos, pastores, etc. Mas o tema religião não é recorrente em nossas conversas.

    59. Tulio Vianna
    60. Tulio Vianna

      Sim; há tempos compro os componentes separados e monto meus próprios PCs. Também faço a manutenção pessoalmente quando dá algum problema.

    61. Tulio Vianna
    62. Tulio Vianna
    63. Tulio Vianna

      Destruíram dois sofás em poucos meses. Daí comprei os novos em fibra de vidro e resolvi o problema. Madeira e metal também são materiais recomendados. O resto não terá vida útil maior que um mês.

    64. Tulio Vianna

      Acordo às 6h da madrugada nos dias em que leciono às 7h30 e às 8h nos dias em que leciono às 9h20. Semestre que vem, quando lecionarei só no turno da noite, pretendo voltar a acordar às 9h.

    65. Tulio Vianna
    66. Tulio Vianna

      Tinha 26 anos e foi em uma faculdade de Direito de Itabira (MG). O tema foi "crimes informáticos" sobre o qual eu havia escrito minha dissertação de mestrado. Na época eu já tinha bastante experiência docente, então acredito que consegui passar a mensagem.

    67. Tulio Vianna

      Sim, e daí?! O fato de eu ter amigos que consideram o Estadão um dos porta-vozes do capeta na Terra, me tornaria impedido de dar uma entrevista pra eles?! Porque você certamente nunca me viu usando esta expressão "Partido da Imprensa Golpista". Aliás, eu só dei uma palestra no I Encontro de Blogueiros Progressistas a convite deles, assim como dei a entrevista pro Estadão quando fui convidado. Fiquei feliz e honrado com os dois convites e voltaria a colaborar tanto com os blogueiros progressistas quanto com o Estadão, se convidado novamente. Simples assim.

    68. Tulio Vianna

      Eu adoraria, mas não sei se haveria condições de viabilizá-la, pois as disciplinas são oferecidas pelos departamentos de acordo com a demanda dos colegiados de curso. Mais viável seria oferecer um curso de extensão ou participar de algum seminário por lá.

    69. Tulio Vianna

      Vou comprar a versão digital pela Internet. Aqui em casa já tem muito badulaque :D

    70. Tulio Vianna

      Por que você não tenta fazer os dois ao mesmo tempo por um ou dois semestres para ver se é o jornalismo mesmo que você quer? Ou tranca a matrícula do direito e começa o jornalismo? Não adianta cursar Direito só porque é tradicional, se está passando raiva. E relaxa com a idade, pois está muito novo ainda.

    71. Tulio Vianna

      Depende: se Ele for o ególatra que muitos religiosos imaginam, certamente passaremos a eternidade no inferno. Agora se Ele for o cabeludo hippão que garante o vinho nas festanças e defende as putas quando os moralistas querem apedrejá-las, talvez passemos a eternidade curtindo muito "sexo, drogas & rock in roll" enquanto os carolas queimam uns aos outros no inferno. Vai rezando aí pra ter imaginado o Deus certo...

    72. Tulio Vianna

      Se você entender por magistério simplesmente ir à faculdade e dar boas aulas, acho até bem fácil conciliar com a advocacia. Só que o magistério superior implica em uma série de outras atividades como orientação de trabalhos, participação em bancas, organização de eventos, atuação em cargos administrativos e órgãos colegiados da universidade, dentre outras. Conheço poucos heróis que conseguem conciliar bem todas estas atividades com audiências, atendimento de clientes, redação de peças e outras tantas da advocacia. Mas são cada vez mais raros e, muitas vezes, precisam sacrificar sua vida pessoal.

    73. Tulio Vianna
    74. Tulio Vianna

      Um gênio do marketing com uma visão reacionária de mercado. Teve a virtude de popularizar novas tecnologias já existentes, mas insistiu em modelos de negócios bastante fechados e hierarquizados. Morreu no auge do sucesso, com uma doença sofrida e, por conta disso, virou lenda. E a lenda é sempre muito maior que o homem.

    75. Tulio Vianna

      Sim; sou responsável pelos setores de lavanderia e manutenção elétrica e hidráulica da casa.

    76. Tulio Vianna

      Eu tenho uma percepção muito ruim do sentimento de ciúmes. Para mim está relacionado a possessividade e insegurança. E como, na maior parte das vezes não sou nem possessivo nem inseguro, raramente sou ciumento.

    77. Tulio Vianna

      Eu até marcava uns gols quando era moleque, mas nunca fui bom de bola, não. Atualmente não tenho nem acompanhado o campeonato brasileiro pela televisão, quanto mais jogar...

    78. Tulio Vianna

      Jogo com certa frequência Starcraft 2, mas decididamente não me considero um viciado, até porque meu tempo tem sido cada vez mais curto e eu tenho que fazer escolhas, não só profissionais, mas também de entretenimento. Diria que jogo socialmente só pra relaxar ;)

    79. Tulio Vianna

      Se ele pensa assim, isso só demonstra a completa falta de informação dele. Veja por exemplo este ranking das 500 melhores universidades (que como todo ranking é imperfeito, mas é um parâmetro razoável):
      http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/18/ranking-mostra-as-500-melhores-universidades-do-mundo-veja-lista-completa.jhtm
      Aparecem apenas 2 universidades portuguesas: Porto e Lisboa (nenhuma entre as 300 primeiras posições). Do Brasil aparecem 8: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UNESP, UFRGS e UNIFESP.
      Diria, sem medo de errar, que a USP e a UNICAMP são melhores que qualquer universidade portuguesa. Não falarei da UFMG, pois sou professor da casa. Mas os rankings internacionais estão aí...

    80. Tulio Vianna

      Idade, por si só, não torna ninguém mais culto ou competente. Um doutorando mais velho, em tese, teve mais tempo para ler e refletir sobre as leituras que o doutorando mais novo. Na prática, porém, isso nem sempre ocorre. Há quem dedique boa parte da sua vida a outras atividades e só resolva estudar a sério depois de mais velho. Neste caso, o jovem doutorando será bastante superior ao mais velho, pois já vem de um ritmo intenso de leituras ininterrupto. Em suma: a questão não é o tempo de vida, mas o tempo de estudo. E há jovens que leram infinitamente mais que muitos velhos.

    81. Tulio Vianna

      Tenho um LG-410 bem basicão que praticamente só uso em viagens para navegar na Internet. Computador é questão de custo/benefício. Se você só vai usá-lo para atividades simples, compre um barato e leve; agora se quer jogar e usar programas pesados, invista em um bom desktop, a menos que você viaje com frequência. Se for este o caso, prepare-se para gastar, pois notebooks realmente bons custam uma fortuna.

    82. Tulio Vianna

      Sim, vivemos em uma sociedade machista e muitos homens ainda se sentem intimidados com a ideia de namorar/casar com uma mulher mais inteligente/culta que ele. E a recíproca também é verdadeira: muitas mulheres inteligentes não sentem atração por homens menos talentosos que ela, ainda que sejam bonitões e tenham outras qualidades. Uma herança machista que aos poucos as novas gerações vão abandonando (tomara!).

    83. Tulio Vianna

      Foi um curso da Faculdade de Direito de Harvard no Rio de Janeiro. É comum, em muitas universidades estrangeiras, levar parte do corpo docente para outro país para dar cursos fora de sede. O diploma é de Harvard, os professores são de Harvard, mas como o curso foi dado fora de sede, eu não conheço as instalações da universidade de Harvard.

    84. Tulio Vianna

      Inteligência na área de ciências humanas é 90% leitura e 10% genética, então lhe recomendo ler a maior quantidade de livros e artigos que conseguir.
      Quanto à beleza, agradeço o elogio, mas tenho certeza de que você encontrará gente com a genética bem mais favorável que a minha para opinar :D

    85. Tulio Vianna
    86. Tulio Vianna
    87. Tulio Vianna

      Eu não tenho preconceitos! Tenho até amigos reacionários e fundamentalistas religiosos. Só não gostaria que uma filha minha se casasse com alguém assim, mas isso não é preconceito. </sarcasm mode off>

    88. Tulio Vianna
    89. Tulio Vianna

      Claro que é possível fazer um humor crítico. O humor sempre foi uma arma de crítica a ditadores, à hipocrisia da Igreja e às mais diversas formas de opressão. Só que tem gente que não consegue perceber a diferença entre uma piada de português (que historicamente se justifica como uma reação ao colonizador brasileiro) de uma piada racista (que historicamente se justifica como uma legitimação da escravidão). Lamentavelmente o humor brasileiro hoje é tão infantil quanto um bullying escolar e só consegue fazer rir a partir da execração alheia.

    90. Tulio Vianna

      Cada vez mais os homens também estão se submetendo aos padrões de beleza impostos especialmente pela mídia. As academias de ginástica e a indústria da beleza precisam expandir seu mercado consumidor e, nada melhor, que também imporem aos homens padrões de beleza como há tempos já fazem com as mulheres. Já convenceram aos homens até mesmo a se depilarem.
      Claro que ainda somos uma sociedade machista que perdoa a barriguinha de cerveja e os pelos no corpo se o sujeito for um empresário bem sucedido, mas não perdoa a mulher, mesmo se ela for presidenta da república. Mas a tendência é a coisa piorar e, cada vez mais, homens e mulheres serão submetidos à ditadura da indústria da beleza.

    91. Tulio Vianna

      Ainda há muita gente conservadora que confunde seriedade profissional com sisudez. E não me refiro somente aos profissionais do Direito, não, pois muitos clientes também olharão atravessado se você tiver uma tatuagem exposta um pouco mais chamativa. É puro preconceito e, como em todo preconceito, não é fácil lidar com ele, pois não há nada de racional.

    92. Tulio Vianna

      Claro! Conheço excelentes advogados, que sempre trabalharam com muita ética e possuem escritórios muito bem sucedidos.

    93. Tulio Vianna

      O mais bonito é fazer do Direito um instrumento de reformas sociais que possa reduzir as desigualdades construídas ao longo da história; o mais terrível é fazer do Direito um instrumento de manutenção de status quo que conserva privilégios e legitima preconceitos.

    94. Tulio Vianna

      Feedback de ex-alunos e de leitores. Saber que o que a gente fala em aula e escreve nos textos é compreendido e valorizado é um grande incentivo para continuar lecionando e escrevendo.

    95. Tulio Vianna

      Nenhum curso torna alguém um "chato engravatado pro resto da vida"; se boa parte dos bacharéis em Direito é assim, é talento natural deles; o curso acaba atraindo muita gente babaca por conta da pompa e da aura de riqueza e poder que o envolve. Mas desde sempre também estão nas faculdades de Direito os humanistas e idealistas. É só procurar que você encontra a sua tribo.

    96. Tulio Vianna

      Perigo pressupõe o medo de uma consequência ruim. E paixão e amizade não são consequencias ruins. Se os sentimentos mudam com o tempo, por que se apegar a eles?

    97. Tulio Vianna

      Filosoficamente falando seriam ideias pós-modernas.

    98. Tulio Vianna
    99. Tulio Vianna
    100. Tulio Vianna
    101. Tulio Vianna

      Pra ser professor você tem que gostar de duas coisas: 1) de ler; 2) de contar pros outros as coisas que leu. Se você só gosta da 1, vá ser bibliotecário; se você só gosta da 2, vá ser crítico de cinema. Agora se você realmente gosta das duas, tudo que tem a fazer é continuar gostando pois o resto é consequência.

    102. Tulio Vianna
    103. Tulio Vianna

      Não tenho planos de me aposentar antes da compulsória, aos 70 anos. Mas até lá muita água vai rolar e tudo pode acontecer.

    104. Tulio Vianna
    105. Tulio Vianna
    106. Tulio Vianna

      Com certeza, desde que evidentemente ela estivesse mais para Monica Bellucci do que pra Dercy Gonçalves.

    107. Tulio Vianna

      Depende do uso que lhe é dado. Na luta contra a força bruta (um ditador, um mafioso, etc), o anonimato é um necessário instrumento de proteção. Quando usado para agredir alguém com insultos, calúnias ou difamações é pura covardia.
      O Formspring é um bom exemplo de como o anonimato pode ser usado até mesmo de forma recreativa. Sempre há aqueles que se aproveitam do anonimato para insultar seus desafetos, mas, no geral, seus usos positivos acabam superando seus usos negativos.

    108. Tulio Vianna
    109. Tulio Vianna

      Até então não sabia, mas o Google me informou que é zoofilia em gauchês.

    110. Tulio Vianna

      Não vejo qualquer impedimento ético a respeito, pelo menos no magistério superior em que os alunos já são adultos. A questão ética, ao meu ver, está na postura do professor em sala de aula, onde deve tratar seus alunos profissionalmente. O que professor e aluna fazem fora do âmbito universitário já é um problema pessoal deles.

    111. Tulio Vianna

      Normalmente fico no meio termo, buscando a melhor relação custo/benefício. Qualidade custa caro, mesmo. Só que a partir de determinado ponto o aumento no preço incorpora poucos benefícios ao produto, então não vale mais a pena.

    112. Tulio Vianna

      Sou eclético demais pra ter este tipo de preferência. Cada uma com seu charme especial.

    113. Tulio Vianna
    114. Tulio Vianna

      Gentileza sua... eu até treinaria em Hogwarts, mas creio que não me aceitariam ;)

    115. Tulio Vianna
    116. Tulio Vianna
    117. Tulio Vianna

      Depende do que você considera indecente... Nenhuma parecida com a do filme com a Demi Moore.

    118. Tulio Vianna

      Um mal absolutamente necessário nos dias de hoje em que faculdades de direito pululam como cogumelos.

    119. Tulio Vianna
    120. Tulio Vianna
    121. Tulio Vianna

      Ele está no dicionário: "elemento químico de número atômico 69 da família dos lantanídeos (símb.: Tm)"

    122. Tulio Vianna
    123. Tulio Vianna
    124. Tulio Vianna

      Torcer por um time de futebol não tem nada de racional. Os jogadores e a comissão técnica ganham uma fortuna independentemente de ganharem ou perderem os jogos e os torcedores não ganham absolutamente nada com isso. Se torcer fosse uma atitude racional, não torceria pelo Galo, nem por qualquer outro time.

    125. Tulio Vianna

      Nem um, nem outro. Sou um eterno inconformado, mas não tenho qualquer talento diplomático. Falo o que penso na hora em que penso pra não ficar pensando naquilo depois.

    126. Tulio Vianna

      Nossa sociedade é machista, então é muito difícil saber até que ponto isso é uma característica natural ou cultural. Mesmo as pesquisas com animais serão interpretadas por um pesquisador humano que nasceu e cresceu em uma sociedade machista e, é claro, isto refletirá na interpretação de seus resultados. Não conheço pesquisas com uma metodologia que tenha superado este dilema, então não arriscaria uma resposta.

    127. Tulio Vianna

      Eu tenho feito um processo de seleção de bolsistas no final do 1º semestre ou no início do 2º semestre. É preciso ficar atento aos avisos, pois normalmente os prazos são curtos.

    128. Tulio Vianna

      Adorei a pergunta, porque muita gente acha que professor universitário só dá aula. Boa parte do nosso tempo de trabalho é gasto em orientações de iniciação científica/monografias/dissertações/teses, participações em bancas examinadoras (com as respectivas leituras prévias dos trabalhos), palestras, entrevistas, organizações de eventos, reuniões administrativas, elaborações de projetos e relatórios e, claro, correções de provas. Há também a necessidade de se publicar artigos e livros periodicamente o que exige tempo para pesquisa e redação.
      O trabalho extra-classe, em sua maioria, pode ser feito em casa ou em qualquer outro lugar, então não é necessário permanecer na universidade o dia todo. Eu, por exemplo, prefiro corrigir trabalhos e escrever textos em casa.

    129. Tulio Vianna

      Logo que terminei meu mestrado fui lecionar na PUC, mas sempre desejei lecionar na UFMG, onde me formei. Como o requisito para prestar concurso para professor da UFMG é o doutorado, procurei concluí-lo o quanto antes, para não perder as oportunidades que surgissem. Felizmente deu certo.
      Ficava metade da semana em Curitiba e a outra metade em Belo Horizonte. Não sei se posso chamar isso de morar na cidade...

    130. Tulio Vianna

      De grunge, só curto o Nirvana. Nunca foi um gênero que me despertou maiores interesses.

    131. Tulio Vianna

      Sim, claro. O ideal romântico de que sexo deve vir sempre acompanhado de amor ou paixão é responsável pela frustração de muitos relacionamentos que poderiam render momentos aprazíveis para ambos.

    132. Tulio Vianna
    133. Tulio Vianna

      Depende do que você entenda por nível intelectual: cultura ou inteligência? Creio que me casaria com uma mulher pouco culta, sem problemas. Já burrice, pra mim, é brochante. Parafraseando Vinicius: as muito burras que me perdoem, mas inteligência é fundamental.

    134. Tulio Vianna
    135. Tulio Vianna

      Não acredito em karma. Todo mundo tem fracassos e vitórias pra contar. Se o cidadão tem acumulado muitos fracassos recentes, cabe a ele mudar de estratégia ou de objetivos para começar a obter vitórias.

    136. Tulio Vianna
    137. Tulio Vianna
    138. Tulio Vianna

      No Studio Phocus 4, em 1997. Na época, as câmeras digitais SLRs eram itens quase de ficção científica de tão caras e raras. Então aprendi nas velhas e boas câmeras de filme e sei inclusive como revelar e copiar pela tecnologia do século XX.

    139. Tulio Vianna
    140. Tulio Vianna

      Li Freud pela primeira vez aos 16 anos. O Jacinto me apresentou Lacan, mas decididamente a psicanálise lacaniana é viajada demais pra mim. Atualmente tenho muito mais interesse por psicologia social do que por psicanálise.

    141. Tulio Vianna
    142. Tulio Vianna

      Foi ótimo! Normalmente quando é a palestra de encerramento de um seminário todos já estão mais desanimados, mas o público da UFSC resistiu bravamente.

    143. Tulio Vianna
    144. Tulio Vianna

      Dificilmente me adaptaria; sou muito urbano e Belo Horizonte, pra mim, está de bom tamanho.

    145. Tulio Vianna
    146. Tulio Vianna
    147. Tulio Vianna
    148. Tulio Vianna
    149. Tulio Vianna
    150. Tulio Vianna

      Fui dar um curso de 1 semana no programa de mestrado deles, a convite do Prof. Gustavo Garibaldi. Já conhecia Buenos Aires e já havia até mesmo dado uma palestra lá, mas a experiência de um curso completo foi sensacional, pois o contato com os alunos é bem mais próximo.

    151. Tulio Vianna

      Pensando em ir no dia do Metallica. Os demais dias não me interessaram nem um pouco.

    152. Tulio Vianna

      Ainda não conheço a Itália, mas é uma das minhas prioridades turísticas para os próximos anos. Eu até leio italiano, mas falar eu não falo, não...

    153. Tulio Vianna

      Sim, já fui nas praias do Pinho (SC) e Tambaba (PB), que são oficiais de naturismo, e em Trancoso (BA) onde o nudismo é ocasional. Todas elas paradisíacas. Recomendo a visita!

    154. Tulio Vianna
    155. Tulio Vianna

      2 anos. A maior parte deles na disciplina de Lógica do Pensamento Científico da FAFICH.

    156. Tulio Vianna
    157. Tulio Vianna
    158. Tulio Vianna

      Carnes vermelhas e massas. E chocolate de sobremesa, claro!

    159. Tulio Vianna

      São atividades bem diferentes e cada uma é bastante recompensadora a seu modo. A graduação dá bem mais trabalho, pois o número de alunos é muito maior, há provas para serem corrigidas e as ementas são bem mais rígidas. Só que o aluno da graduação é muito mais aberto a novas ideias, pois ainda não foi vencido pelo conformismo. É lá que estão os grandes talentos a serem descobertos e lapidados. No mestrado e, principalmente, no doutorado, o aluno já chega com suas opiniões formadas, suas certezas inabaláveis e seus desencantos com o sistema. A tarefa do professor não é mais ensinar - transmitir conhecimento - mas orientar a busca do conhecimento que melhor explore esta personalidade já formada.

    160. Tulio Vianna

      Transar no primeiro encontro, para as mulheres, tem um quê de revolucionário, de transgressão... há toda uma moral cristã/machista/reaça que estabeleceu um prazo mínimo de relacionamento para que o sexo aconteça, sob pena de rotulá-la de "vadia" e outros adjetivos menos nobres.
      Ao transar no primeiro encontro, a mulher desafia toda esta moral pré-estabelecida e põe seu desejo na frente do julgamento social e do próprio cara com quem ela está transando. A imagem que me passa é de uma mulher de personalidade forte, bem resolvida sexualmente e que faz o que quer do seu corpo na hora que bem entende.
      Infelizmente o moralismo machista ainda é muito forte e homens e mulheres só saem perdendo com isso, pois acabam reprimindo seus desejos, por conta d' "o que os outros mais tarde vão pensar".

    161. Tulio Vianna

      Na história de qualquer saber, em qualquer época, há sempre um pequeno grupo que faz um discurso contra-hegemônico. Estes que você citou - e fico muito feliz em ser lembrado ao lado deles - cumprimos este papel. Mas não se engane; estamos longe de ser maioria.

    162. Tulio Vianna

      Existem diferenças gigantescas até mesmo entre alunos de turnos diferentes da mesma instituição, quanto mais entre duas faculdades. São dois planetas bem diferentes :D

    163. Tulio Vianna

      Logo que me formei fui convidado para ser assessor do desembargador Erony da Silva e trabalhei com ele durante 5 anos, sempre em câmara criminal. Evidentemente este meu cargo era incompatível com a advocacia. Somente quando me desvinculei do TJMG comecei a advogar.

    164. Tulio Vianna

      Depende de uma série de fatores, como regime de trabalho, titulação, tempo na universidade, bolsas de pesquisa, etc. Nas federais temos regimes de "dedicação exclusiva", "40 horas semanais" e "20 horas semanais" e nas privadas, como a PUC, há também a figura do professor horista que ganha por hora lecionada.
      Os salários dos servidores públicos federais são públicos e você poderá ter uma ideia de como eles variam acessando as tabelas deste site: http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/bol_remuneracao.htm Quanto à PUC, estou por fora dos salários atuais, mas deve ser algo em torno de R$50 a hora-aula para professores com doutorado.

    165. Tulio Vianna

      Pelo primeiro nome, sem muita frescura. Se a ocasião exigir formalidade, prefiro que me chamem de professor que de doutor.

    166. Tulio Vianna

      De jeito nenhum! Carnaval me garante sempre os 4 dias mais sossegados do ano. No dia em que fizerem um festival de rock no Carnaval talvez eu até anime enfrentar a muvuca nos aeroportos, hotéis e restaurantes. Por ora, prefiro ficar quietinho aqui em casa :D

    167. Tulio Vianna

      Aracaju, Maceió, Natal, Teresina, São Luís, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande e Palmas.

    168. Tulio Vianna

      Ser melhor que seus concorrentes. Infelizmente eu só tenho 2 vagas e pelo menos uma dúzia de candidatos de altíssimo nível que irá disputá-las. Muita gente excelente vai ser reprovada por pura falta de vagas. Então o concurso é comparativo, mesmo!
      É preciso apresentar um projeto que não seja burocrático e traga uma proposta de efetiva melhoria do sistema penal. É preciso demonstrar sólido conhecimento da dogmática penal na prova e, para isso, tem que ler Zaffaroni, Roxin, Ferrajoli e outros grandes teóricos da atualidade. E, claro, é preciso um currículo que demonstre a vocação acadêmica do candidato, pois mestrado é pra formar professores de Direito e não pra dar diploma pra ser pendurado na parede.
      Não é fácil, não! Mas quem quer ser mestre tem que ser, antes de tudo, corajoso.

    169. Tulio Vianna

      O magistério sempre me atraiu, desde os tempos de colégio. Já no 2º período de faculdade eu me tornei monitor e no 5º período surgiu a oportunidade de lecionar Língua Portuguesa no cursinho pré-vestibular que o DCE da UFMG estava fundando para atender a demanda de alunos de baixa renda (Pré-UFMG). Desde então, nunca deixei de lecionar.

    170. Tulio Vianna

      Não. Nem teria por quê. Eu escolho as perguntas que quero responder, então, só respondo as que posso contar a verdade nua e crua.

    171. Tulio Vianna

      Eu conheço a maioria das capitais brasileiras e ainda acho Belo Horizonte a melhor cidade para se viver. Se tivesse que mudar para outra cidade, escolheria Curitiba que, em muitos aspectos, é muito semelhante à capital mineira.

    172. Tulio Vianna

      Não. Não sinto qualquer tesão por homens. Sou hetero muito bem resolvido.

    173. Tulio Vianna
    174. Tulio Vianna

      Já, mas isso já faz muito tempo e eu não vou contar nem quando, nem onde...

    175. Tulio Vianna

      Adotei. Ela foi escolhida numa trupe de gatos para adoção e, para minha sorte(?!), veio recheada com 5 filhotes.

    176. Tulio Vianna

      Já pensei em escrever, há muito tempo atrás. Hoje já perdi a mão pra literatura e não sairia grande coisa...

    177. Tulio Vianna
    178. Tulio Vianna
    179. Tulio Vianna
    180. Tulio Vianna
    181. Tulio Vianna
    182. Tulio Vianna
    183. Tulio Vianna
    184. Tulio Vianna

      São os McDonald's da doutrina jurídica. Precisam ser consumidos rápido porque se parar para pensar um pouquinho, vê-se que é tosco. Pode até ter seu valor quando se está com muita pressa, mas não dá pra viver disso todo dia.

    185. Tulio Vianna

      Não; eu conheço um monte de gente inteligente brega pra caramba.

    186. Tulio Vianna

      Procuraria um refúgio para o caso de a previsão estar errada e haver chances de sobreviver.

    187. Tulio Vianna
    188. Tulio Vianna
    189. Tulio Vianna
    190. Tulio Vianna
    191. Tulio Vianna

      Ainda não comprei ingresso. Tenho profunda preguiça do Mineirinho (acústica horrenda). Estou pensando ainda...

    192. Tulio Vianna

      Sim, claro! Acho que tem que ser muito paranóico para não confiar em ninguém.

    193. Tulio Vianna
    194. Tulio Vianna
    195. Tulio Vianna
    196. Tulio Vianna
    197. Tulio Vianna

      Pros criminosos de colarinho branco a lei penal é uma mãe, mas, pros crimes patrimoniais, tráfico de drogas e outros praticados, em regra, por pobres, a lei não tem nada de branda, não! Muito pelo contrário. O que há é uma desigualdade muito grande de tratamento entre acusados ricos e pobres, tanto pela lei, quanto por seus aplicadores.

    198. Tulio Vianna

      Das bandas que eu gosto que ainda estão em atividade eu já fui aos shows de praticamente todas: Radiohead, Metallica, Guns n' Roses, AC/DC, Nightwish, Archenemy, Motorhead, só para citar as preferidas. Então, se não for pedir demais, eu queria que o Led Zeppelin se reunisse novamente (põe o filho do Bonzo na bateria no lugar do pai) pra dar um show exclusivo aqui na Praça do Papa.

    199. Tulio Vianna

      Indignação. Esta é a única característica indispensável a um bom aluno de Direito. Todo o resto é contornável.

    200. Tulio Vianna

      Acho; assim como acho que um professor que atua na área pode deixar suas aulas práticas demais, deixando a teoria de lado.

    201. Tulio Vianna
    202. Tulio Vianna
    203. Tulio Vianna
    204. Tulio Vianna
    205. Tulio Vianna
    206. Tulio Vianna
    207. Tulio Vianna

      Não; decididamente não é o tipo de desenho que eu faria. Acho muito feio.

    208. Tulio Vianna

      Vou citar dois grandes juristas: o brasileiro Nilo Batista e o argentino Eugenio Raúl Zaffaroni.

    209. Tulio Vianna

      O I Ching pode ser usado como oráculo, mas é antes de tudo um livro do qual se podem fazer leituras religiosas, filosóficas, psicológicas, poéticas e tantas outras. Um repositório da sabedoria chinesa acumulado durante séculos.

    210. Tulio Vianna
    211. Tulio Vianna

      Nenhum centavo de peso. Recebi meus direitos autorais integralmente quando ele foi publicado: 1.200 pesos argentinos em livros jurídicos da editora.

    212. Tulio Vianna

      Gostei! A acústica do Mineirinho é horrenda, a voz do Axl já não é mais a mesma e o Slash faz muita falta. Mesmo assim, o show ainda foi melhor do que o da maioria das bandinhas que tocam hoje por aí.

    213. Tulio Vianna
    214. Tulio Vianna
    215. Tulio Vianna

      Eu quase não uso msn... meu subnick deve ser o mesmo há alguns anos.

    216. Tulio Vianna
    217. Tulio Vianna
    218. Tulio Vianna
    219. Tulio Vianna
    220. Tulio Vianna

      Você é bem careta, hein?! kkkkkkkkk

      Desde quando o bom profissional tem que ser necessariamente carrancudo?

    221. Tulio Vianna
    222. Tulio Vianna
    223. Tulio Vianna

      Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras para liberar o fluxo de oxigênio; coloque-a sobre o nariz e a boca; ajuste o elástico em volta da cabeça e respire normalmente. Auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua.
      Esta dica também vale para qualquer outra situação de estresse semelhante ;)

    224. Tulio Vianna

      Se eu parasse para organizar meu tempo, provavelmente não faria tantas coisas assim. A verdade é que vou preenchendo minha agenda a medida que os convites vão surgindo e acabo participando de mais atividades do que o bom senso recomendaria.

    225. Tulio Vianna

      Pouco provável. Se não fosse católico, seria protestante; ou islâmico; ou judeu. E todas estas religiões monoteístas, de uma forma ou de outra, tendem influenciar a política de forma muito conservadora.

    226. Tulio Vianna

      Beleza física, inteligência e afinidade de ideias; não necessariamente nesta ordem.

    227. Tulio Vianna

      Depende do que você considera viver bem. Se por viver bem você entende uma vida luxuosa, salário exclusivamente de professor universitário não banca. Se por viver bem, porém, você concebe uma vida confortável, eu vivo muito bem, obrigado :D

    228. Tulio Vianna

      Já tive algumas laringites que inviabilizaram aulas, mas, felizmente, nada mais sério. Atualmente procuro beber uns goles d'água durante as aulas o que ajuda a prevenir problemas.

    229. Tulio Vianna

      Influência principalmente dos primos mais velhos já nos primeiros anos de vida. Tenho uma lista grande de coisas que me revoltam e futebol, decididamente, não está entre elas. É só um jogo.

    230. Tulio Vianna

      E eu lá tenho cara de tomate em sacolão? kkkkkkkkkk

    231. Tulio Vianna

      Aquário com ascendente em escorpião. Acreditar não é um verbo que eu costume conjugar na primeira pessoa. A astrologia é um sistema simbólico fascinante e eu reconheço que algumas análises de meu mapa astral foram bem eficientes na descrição da minha personalidade.
      Gostaria de ver estudos com metodologia científica que tentassem comprovar/refutar análises de mapas astrológicos. Um ponto de partida seria selecionar pessoas que nasceram no mesmo lugar, dia e hora e procurar padrões comuns de comportamento, com questionários dirigidos a familiares e amigos. Se as características descritas coincidissem com as análises astrológicas teríamos um indício interessante da validade da astrologia.

    232. Tulio Vianna

      O orientador pode até não te conhecer, mas você precisa conhecê-lo muito bem. Claro que você não precisa necessariamente concordar com tudo o que ele escreveu na vida, mas é importante que você conheça a obra do orientador pretendido, até para ter certeza de que ele é mesmo a melhor escolha.
      Há quem escolha orientador pelo maior número de vagas oferecidas ou pela menor concorrência entre os candidatos e, no processo seletivo, tente forçar uma certa afinidade intelectual com o orientador. Muito mais honesto seria deixar claras suas discordâncias em relação a alguns pontos do pensamento dele e escolher um projeto de pesquisa que aborde justamente ideias em comum.
      Claro que estas dicas valem para as bancas e os orientadores sérios. E é importante lembrar que, se é para fazer mestrado, vale a pena investir em um orientador sério, pois você carregará o nome dele no seu currículo Lattes para o resto da vida. Eu, por exemplo, tenho muito orgulho de estampar o nome de Ariosvaldo Campos Pires e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho como meus orientadores de mestrado e doutorado respectivamente.

    233. Tulio Vianna
    234. Tulio Vianna

      Depende do que você chama de filosofia oriental. Não creio que possamos falar em uma filosofia oriental por pelo menos duas razões: 1) não é propriamente filosofia, já que não se baseia exclusivamente na razão; e 2) não é propriamente oriental, pois não há muito em comum entre o pensamento chinês, indiano e persa.
      Destes, o que eu mais gosto é o pensamento chinês, em especial o "I Ching" que muito influenciou o taoismo e o confucionismo. Do indiano, gosto muito da ioga (Iyengar e Tantra). Do persa, não conheço quase nada.

    235. Tulio Vianna

      Já perdi a conta do número de cadastros que preenchi com número de celular falso. Pra pessoas físicas, porém, não me lembro de ter dado número de celular falso.

    236. Tulio Vianna
    237. Tulio Vianna

      Os 3 que primeiro me vieram a mente:

      Música: O Quereres - Caetano Veloso: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44758/

      Poema: Los Nadies (Os ninguéns) - Eduardo Galeano:
      http://www.youtube.com/watch?v=fIA_Xm7sJw4

      Filme: Dogville - Lars Von Trier

      Play

    238. Tulio Vianna

      No Formspring e na Internet, em geral, não respondo perguntas que exponham a vida pessoal de familiares, amigos ou quaisquer outras pessoas. Fora isso, não tenho qualquer outra restrição.

    239. Tulio Vianna

      Sim, há muitos professores da UFMG que são advogados e juízes. O edital do concurso é que define o tipo de vaga: dedicação exclusiva ou dedicação parcial, então não há como o candidato optar; ou aceita o edital e se inscreve no concurso ou aguarda um novo edital.
      Após o estágio probatório, porém, é possível solicitar a mudança de regime e, em alguns casos, a universidade pode deferir o pedido.

    240. Tulio Vianna
    241. Tulio Vianna

      Tenho um Samsung Star e estou satisfeito com ele. Reluto em adquirir um aparelho com funções mais sofisticadas de acesso à Internet por um motivo muito simples: já fico tempo demais on line e não quero carregar a Internet no bolso.

    242. Tulio Vianna

      Nem a favor, nem contra, muito antes pelo contrário. Cada casal deve ter o direito de decidir livremente o que é melhor para si. Absurdo é o art.1566 do Código Civil colocar a "fidelidade recíproca" como dever dos cônjuges, quando, para muitos casais, a monogamia simplesmente não funciona. Obrigar por lei um casal a ser monogâmico é tão autoritário quanto obrigar um indivíduo a ser heterossexual.

    243. Tulio Vianna

      De jeito nenhum! Educação pressupõe algum tipo de autoridade, seja ela intelectual, parental ou hierárquica (sim! a educação é um exercício de poder).

    244. Tulio Vianna

      Felizmente estas penas são vedadas constitucionalmente por cláusulas pétreas e não poderiam ser implantadas no Brasil nem mesmo por emenda constitucional.
      Sou contra ambas. Se pena alta evitasse algum crime, mulher não praticaria adultério no Irã.

    245. Tulio Vianna

      Depende do que você considera ser rico. Conheço pouquíssimos professores universitários que eu chamaria de ricos.
      Nasci na classe D e hoje estou na classe A2. Muito satisfeito, mas longe de me considerar rico :D

    246. Tulio Vianna

      Destas três a única tolerável é a "Isto É", que, ainda assim, é muito inferior à Carta Capital.

    247. Tulio Vianna

      Algumas vezes sim, outras não. Não cobro por palestras em universidades públicas ou quando o convite vem de amigos, por exemplo. Normalmente os convites chegam por email e eu passo as minhas condições que variam de acordo com o local do evento e minha agenda de compromissos. Obviamente as despesas são sempre pagas pela organização dos eventos.

    248. Tulio Vianna

      Eu adorei cada minuto que passei na PUC e guardo ótimas recordações de lá, mas é na UFMG que eu me sinto em casa.

    249. Tulio Vianna

      São dois tipos de estudo completamente diferentes: um bastante técnico e o outro bem mais teórico. Como seu dia tem apenas 24h, não me parece uma boa ideia estudar simultaneamente os dois conteúdos.

      O melhor a fazer é definir qual é sua prioridade. O que você quer da vida? É ser professor? Vá estudar pro mestrado! É passar em um concurso? Estude os manuais!

    250. Tulio Vianna

      De jeito nenhum! Estou sempre lutando por alguma coisa...

    251. Tulio Vianna

      Li alguns e, com algumas ressalvas, gostei bastante. Não lembro os títulos.

    252. Tulio Vianna

      Trotes está dispensado. Nunca participei e não me arrependo.

    253. Tulio Vianna

      Vá em todas as calouradas, em todos os ENEDs e, principalmente, em todos os Jogos Jurídicos.

      Pra todo o resto, depois de formado, há cura.

    254. Tulio Vianna

      A Folha é muito ruim, mas nada é pior que a Veja. Os articulistas da Folha são reacionários, mas só os da Veja babam. Se tiver que escolher entre as duas, tapo o nariz e fico com a Folha.

    255. Tulio Vianna
    256. Tulio Vianna
    257. Tulio Vianna

      Acabei ontem a adaptação para os quadrinhos de "Eu sou a Lenda". Legalzinho.

    258. Tulio Vianna
    259. Tulio Vianna

      Carro nunca foi meu sonho de consumo... qualquer carro novo que não seja 1.0 já me diverte...

    260. Tulio Vianna

      Sim, desde o primeiro em 2001 até hoje.

      Atualmente está bem mais fácil pois utilizo o Wordpress para o blog e o Joomla para o site. O primeiro, porém, foi no bom e velho HTML.

    261. Tulio Vianna

      Na resolução de tarefas burocráticas. Não tenho paciência alguma para burocracia.

    262. Tulio Vianna

      Não, eu decididamente não acredito nisso! O máximo que conseguiremos é reduzir estas injustiças para níveis toleráveis. E esta já é uma boa causa para se lutar.

    263. Tulio Vianna

      Do meu livro "Transparência pública, opacidade privada". Há outros textos meus que também acho legais, mas orgulho mesmo, por enquanto, só do "Transparência..."

    264. Tulio Vianna

      Desde quando cursava o colégio já pensava em ser professor. A opção pelo Direito veio das oportunidades de concursos públicos com bons salários que a área proporciona. Garoto pobre e arrimo de família tinha que me virar!
      Felizmente, depois que concluí meu mestrado, fui aprovado em um concurso para professor da PUC-MG e pude abandonar de vez a idéia de concursos para cargos burocráticos (juiz, promotor, etc) e investir no magistério jurídico.

    265. Tulio Vianna

      Não sou comunista, pois estou muito longe de defender qualquer ditadura, mesmo que a do proletariado.
      Mas sou de esquerda e só voto em candidatos de esquerda, então, pelo visto, ganhei um unfollow :D

    266. Tulio Vianna
    267. Tulio Vianna

      Nenhum centavo diretamente! É provável que alguns leitores do site acabem ficando curiosos e comprando meus livros, mas não tenho qualquer controle sobre isso.

      O site para mim é um hobbie e não pretendo torná-lo um trabalho. Blogueiros muito mais famosos que eu ganham uma mixaria com os anúncios em seus sites e, se é pra ganhar pouco, eu prefiro continuar dando aula mesmo...

      Moral da história: meu site é vermelho até nas contas :D

    268. Tulio Vianna

      Os fatos são sempre apresentados por meio da visão e da interpretação de um sujeito. E contra esta visão e esta interpretação há sempre argumentos.

    269. Tulio Vianna

      Não entendi sua pergunta. Dilma irá participar no total de 5 debates no primeiro turno desta eleição. Você acha pouco? E o que você me diz de Fernando Henrique Cardoso que ganhou duas eleições para presidente sem participar sequer de um mísero debate televisivo?

    270. Tulio Vianna
    271. Tulio Vianna

      Eu parei de blogar em julho de 2007 e voltei em abril de 2009 com um novo blog. Desde então não pensei mais em parar (mas posso pensar a qualquer momento :D ).

    272. Tulio Vianna

      Desde junho de 2003. O site acadêmico eu já tinha desde 2001.

    273. Tulio Vianna

      Nas disciplinas cada professor avalia como julgar mais adequado. Na especialização, eu dava prova. No mestrado e doutorado, eu avalio a participação em sala de aula e a monografia de conclusão da matéria.

    274. Tulio Vianna

      Cada pessoa tem pontos fortes e fracos diferentes e, normalmente, são estas características as mais notadas.

    275. Tulio Vianna

      Possível é, mas, pelo menos no primeiro ano, você terá que cursar as disciplinas e passar boa parte da sua semana na cidade onde o curso é ofertado.
      Na fase da redação da dissertação é bem tranquilo morar em outra cidade. Basta combinar com o orientador as reuniões presenciais de forma a minimizar as viagens.

    276. Tulio Vianna
    277. Tulio Vianna
    278. Tulio Vianna

      Adoro as duas cidades, cada uma a seu modo.
      O Rio é uma cidade belíssima a começar pelo pouso no aeroporto Santos Dumont. Os cariocas são muito simpáticos, com aquele jeitão descolado, então é muito fácil fazer boas amizades.
      Já São Paulo tem aquele ar cosmopolita com uma vida cultural de fazer inveja as maiores cidades do mundo. Os paulistas são muito profissionais e organizam grandes eventos.
      Ultimamente tenho ido mais a SP, em função do maior número de convites para palestras, mas não saberia escolher dentre as duas qual seria a minha predileta. Ambas têm seus méritos e, como bom mineiro, me entendo muito bem com cariocas e paulistas.

    279. Tulio Vianna

      Os animais já possuem alguns direitos. Veja, por exemplo, o crime de maus-tratos a animais (art.32 da Lei 9.605/98). Ainda não possuímos um fundamento jurídico claro para estes direitos já que, pela doutrina tradicional, um animal jamais poderia ter personalidade jurídica.
      Independentemente destas dificuldades teóricas, sou favorável aos direitos dos animais e creio que eles precisem até ser ampliados.

    280. Tulio Vianna
    281. Tulio Vianna

      Não. Meus gatos já dão trabalho suficiente e olha que eles não choram à noite, não interrompem meu jantar para pedir para eu levá-los ao banheiro, não estudam em escolas caríssimas e eu ainda posso trancá-los em casa por um final de semana e viajar sem ter problemas com o Juizado da Infância e da Juventude.
      Quando eu quiser animar minha vida, compro um bode. Se eu não gostar da experiência, pelo menos fica mais fácil de passar pra frente.

    282. Tulio Vianna
    283. Tulio Vianna
    284. Tulio Vianna
    285. Tulio Vianna

      O Plínio é um marxista ortodoxo. Eu concordo com muitas de suas críticas, mas discordo de suas propostas. Falta a ele pragmatismo.
      Como ele tem uma oratória fantástica suas idéias acabam se tornando palatáveis para muita gente boa de esquerda. Só que ele não resiste a 30 minutos de debate sério sobre economia com a Dilma, o que é uma pena, pois seria ótimo termos uma alternativa de esquerda ao PT que compreendesse melhor a dinâmica do capitalismo pós-industrial.

    286. Tulio Vianna
    287. Tulio Vianna

      Se ambos souberem separar o espaço profissional do pessoal, não vejo problema algum. Problema existe é quando as pessoas se gostam e reprimem seus sentimentos por pressões externas.

    288. Tulio Vianna
    289. Tulio Vianna

      Marina não vê problemas no ensino do criacionismo em escolas, é contra o casamento de homossexuais, contra a legalização do aborto e contra tudo que for contra o Deus dela. Em suma, deveria se candidatar a bispa e não a presidenta.

    290. Tulio Vianna
    291. Tulio Vianna
    292. Tulio Vianna

      No meu tempo não havia monografias de final de curso na faculdade. Mesmo assim, escrevi uma monografia sobre crimes informáticos para a revista do centro acadêmico que acabou sendo publicada.
      A importância da monografia de final de curso é desenvolver o raciocínio do aluno para que ele não se torne um mero repetidor de doutrina/jurisprudência. Foi um avanço sua obrigatoriedade nos currículos.

    293. Tulio Vianna
    294. Tulio Vianna
    295. Tulio Vianna

      Este é um falso dilema, porque são direitos complementares e não excludentes.
      Na desigualdade, não há liberdade, pois o mais forte subjugará o mais fraco. E, sem liberdade, também não há igualdade, pois se alguém é capaz de lhe dizer o que você pode fazer ou deixar de fazer, ele, por óbvio, não é seu igual.
      Liberdade e igualdade são direitos indissociáveis. Não é possível garantir um, sem garantir o outro.

    296. Tulio Vianna

      Normalmente eu passava mais cola, do que me beneficiava dela. Confiava mais no meu taco do que na cola dos colegas, mas no desespero a cola era sempre bem-vinda.

    297. Tulio Vianna
    298. Tulio Vianna

      Atualmente o meu cargo de professor na UFMG é de dedicação exclusiva, então não posso ter escritório de advocacia.

    299. Tulio Vianna

      Foucault foi muito importante, nos meus estudos, pois complementou minha formação marxista e me permitiu pensar além das relações econômicas. Além da dominação de classe decorrente da desigualdade econômica, há também outras relações de dominação que, muitas vezes, são esquecidas pelos marxistas, como as decorrentes da desigualdade de gênero, de etnia, de orientação sexual, de nacionalidade e tantas outras.

    300. Tulio Vianna
    301. Tulio Vianna

      Se um dia eu resolvesse fazer um filme pornô, tudo o que eu já disse e escrevi na vida seria esquecido e eu passaria a ser lembrado como "o professor de Direito que fez um filme pornô".
      Como eu prefiro ser lembrado pelo que digo e escrevo, não faria um filme pornô.

    302. Tulio Vianna

      Historicamente lutamos muito para ter direito ao voto. Muito sangue foi derramado para termos hoje este direito. O voto nulo/branco me parece um insulto a todos aqueles que lutaram para que pudéssemos votar um dia.

      Se todos os candidatos são ruins, que se escolha o menos pior. O voto nulo ou branco é quase sempre um apoio indireto ao candidato favorito, de uma forma menos comprometedora.

    303. Tulio Vianna

      Casamento é um contrato entre marido e mulher. Se eles combinaram de ser fiéis uns aos outros, isso é entre eles. Não vejo por que o terceiro deveria se preocupar com o fato da mulher ser casada ou solteira... cada um cuida dos seus relacionamentos. Não dá pra ser fiel pelos outros.

    304. Tulio Vianna

      Gostei muito de Roma, série da HBO. Quando fazia o doutorado em Curitiba assisti também a vários episódios de Nip/Tuck e achei bem legal. Que eu me lembre, só assisti a estas.

    305. Tulio Vianna

      Não sei chamaria de crueldade, pois é uma cirurgia e, como tal, não causa sofrimento em si. Talvez seja cruel por negar a eles o direito de terem o prazer sexual, mas é um mal necessário para se evitar uma superpopulação de gatos famintos vagando pelas ruas.

    306. Tulio Vianna

      Adoro a 10ª arte. Não tenho videogame, pois acho os jogos pra PC em geral bem mais interessantes. Joguei muito Starcraft e Diablo (1 e 2). Atualmente jogo os da série Call of Duty e aguardo o Starcraft 2. Não joguei os MMO. Bora jogar on line!

    307. Tulio Vianna

      Gosto muito de cachorro também. Só que cachorro é um bicho mais carente, tem que passear e dar mais atenção, então, por ora, fico só com os felinos mesmo.
      Passarinhos eu jamais engaiolaria... pra mim, é uma crueldade sem qualquer justificativa.

    308. Tulio Vianna
    309. Tulio Vianna

      Sou eclético; admiro a beleza dos mais variados tipos físicos.

    310. Tulio Vianna

      Gosto, mas não tenho acompanhado muito os jogos do brasileirão. Há tempos não vou ao estádio. Nesta copa, consegui assistir a muitos jogos.

    311. Tulio Vianna
    312. Tulio Vianna
    313. Tulio Vianna
    314. Tulio Vianna

      As universidades particulares normalmente pagam por hora/aula, enquanto as públicas pagam por regimes de 20 horas, 40 horas ou dedicação exclusiva. Ainda que os valores da hora-aula de algumas particulares seja superior aos valores da hora-aula nas públicas, o pagamento em regime de trabalho acaba tornando a remuneração das universidades públicas mais vantajosa.

    315. Tulio Vianna
    316. Tulio Vianna
    317. Tulio Vianna
    318. Tulio Vianna
    319. Tulio Vianna
    320. Tulio Vianna

      Seria fantástico que um professor de Direito incorporasse músicas às suas aulas sem prejuízo da necessária visão crítica e reflexiva da matéria. Infelizmente, porém, o que se tem visto são musiquinhas criadas com a mera finalidade de auxiliar os alunos na memorização de conteúdos, sem qualquer finalidade crítica.

      O problema não está no método didático dos professores cantores, mas no conteúdo. Muitos professores no afã de ministrarem aulas agradáveis acabam produzindo espetáculos musicais ou comédias "stand-up" nos quais despejam conteúdo no aluno de forma "divertida".

      Só que uma boa aula de Direito não deve se limitar a passar conteúdo. Qualquer aluno alfabetizado de Direito (infelizmente não há aqui pleonasmo) é capaz de adquirir conhecimento com a leitura de bons livros. A aula deve prioritariamente estimular o raciocínio jurídico crítico dos alunos. E isso é o que se tem visto cada vez menos, principalmente entre os professores adeptos da aula espetáculo.

    321. Tulio Vianna
    322. Tulio Vianna

      É um backlash. As grandes conquistas de direitos vêm seguidas historicamente de reações conservadoras.

      A revolução sexual possibilitou uma grande autonomia dos corpos em relação a governos e religiões. É claro que muitos líderes políticos e religiosos ficaram incomodados com esta maior liberdade dos indivíduos e tentaram reverter estas conquistas por meio de lavagem cerebral.

      Muitos jovens acabam se deixando influenciar por toda esta ladainha conservadora e perdem a oportunidade de terem uma vida sexual saudável, por conta, de uma política de repressão da sexualidade, como instrumento de controle dos corpos.

    323. Tulio Vianna

      Aprendi a separar a obra de seus autores. É ótimo quando, por trás de grandes obras, encontramos artistas politicamente engajados na defesa de ideais semelhantes aos nossos. Só que nem sempre isto ocorre. O contrário também é comum: artistas que defendem nossas bandeiras políticas com uma obra que não nos agrada.

      Não dá para avaliar um artista por suas opiniões políticas. Reacionários podem ser grandes músicos, escritores, cineastas, desenhistas, etc. Progressistas podem ser artístas pífios.

      Lamento que artistas geniais tenham opiniões tão conservadoras e, talvez neste sentido possa dizer que isso me incomoda, mas decididamente continuarei apreciando a música dos caras.

    324. Tulio Vianna

      Historicamente lutamos muito para ter direito ao voto. Muito sangue foi derramado para termos hoje este direito. O voto nulo/branco me parece um insulto a todos aqueles que lutaram para que pudéssemos votar um dia.

      Se todos os candidatos são ruins, que se escolha o menos pior. O voto nulo ou branco é quase sempre um apoio indireto ao candidato favorito, de uma forma menos comprometedora.

    325. Tulio Vianna
    326. Tulio Vianna

      Burrice. Quando professor, compromete a formação do aluno; quando advogado, o direito de seu cliente.

    327. Tulio Vianna
    328. Tulio Vianna
    329. Tulio Vianna

      Sempre fui muito próximo dos meus alunos, mas nunca interagi com eles como se fosse um colega. Eu não os conheço desde o 1º período, não os vejo todos os dias, nunca fiz trabalho em grupo com eles, nada disso... decididamente não somos colegas e não há por que fingir que somos.

      Pode haver entre aluno e professor relação de amizade, nunca de coleguismo.

      Vou ao churrasco das turmas, bebo com eles nos botecos das redondezas e já viajamos juntos em algumas oportunidades. Mas nem por isso durmo no alojamento com eles, bebo até cair ou os deixo me jogar de roupa na piscina.

      Recomendo aos jovens professores em início de carreira que mantenham um relação de amizade com seus alunos, mas não caiam na tentação de "voltarem ao tempo da faculdade", até porque não é isso que os alunos esperam dele. Um estudante universitário praticando bundalelê pode soar entre os colegas como ousado e transgressor; um professor universitário com o mesmo comportamento não será nada mais que ridículo.

    330. Tulio Vianna

      Não tenho planos para me aposentar, a menos que, no futuro, seja vencido pelo tempo, por uma doença ou pelo cansaço.

    331. Tulio Vianna
    332. Tulio Vianna

      O primeiro livro dele que li foi o "Vigiar e Punir", por dever de ofício de criminalista. Alguns anos depois li "Em defesa da sociedade", que me cativou. Daí em diante, li tudo dele que encontrei pela frente :D

    333. Tulio Vianna
    334. Tulio Vianna

      Votarei em Dilma e Patrus (se o PT mineiro tiver o bom senso de oficializar sua candidatura). Em 2006, votei em Lula e Nilmário.

    335. Tulio Vianna
    336. Tulio Vianna

      Cada faculdade estabelece seus critérios próprios, então não há uma uniformidade nos processos seletivos. Em regra, o candidato apresenta seu projeto de pesquisa e se submete a 3 provas: língua estrangeira, prova escrita sobre os temas da área de concentração pretendida e prova oral.

      Quanto ao orientador, sugiro sempre que o candidato seja honesto consigo mesmo e procure não o professor menos concorrido, mas aquele com quem tem maior afinidade intelectual. O seu professor predileto na área pretendida é sempre a melhor escolha.

    337. Tulio Vianna
    338. Tulio Vianna
    339. Tulio Vianna

      Porque nem tudo na vida é dinheiro. E eu acredito muito nisso.

      Sabe aquela segunda-feira braba que você acorda de ressaca às 6h da madrugada para ir trabalhar com um mau humor de assustar estátua? Pois é! Com 1h40m de aula eu saio da sala novo em folha. Tenho absoluta certeza que o mesmo efeito rejuvenescedor não ocorreria em uma audiência.

      Eu gosto mesmo é de lecionar, de pesquisar temas novos e de escrever sobre eles. Tenho preguiça de trabalhar em casos concretos. Se me pagam X para trabalhar com o que gosto e me oferecem 2X para realizar um serviço que considero enfadonho, opto por ganhar menos sem titubear (se me oferecessem 5X, talvez eu pensasse duas vezes :D).

      Gosto do ambiente informal da universidade e odeio trabalhar de terno. Adoro o convívio diário com os estudantes e detesto o clima tenso dos tribunais. Gosto muito de ter horário flexível, de não ser obrigado a cumprir expediente de 5 dias por semana e de ter 2 longas férias a cada ano.

      Optei por seguir minha vocação e por ter uma boa qualidade de vida. É por isso que quando me perguntam se sou "só professor" eu respondo irônico: "Sim, eu não gosto muito de trabalhar!". Um chute no saco do capitalismo e de sua ideologia de ganhar mais custe o que custar :D

    340. Tulio Vianna

      Se você avaliar a questão a partir de um ponto de vista exclusivamente econômico, não compensa. A hora de trabalho de um professor de Direito com mestrado e doutorado em uma boa universidade particular vale cerca de METADE do valor pago a um juiz ou promotor na maioria dos estados brasileiros. Com o tempo e o esforço que você gastaria para escrever uma dissertação e uma tese (6 anos em média), você certamente passaria em um concurso destes e teria um contracheque bem mais pomposo.

      Um professor com doutorado pode até chegar a ganhar o mesmo salário de um juiz ou promotor, mas terá que lecionar em mais de uma universidade e em número bastante elevado de turmas. Normalmente esta não é a regra.

    341. Tulio Vianna

      Sou totalmente favorável ao casamento homoafetivo e ao direito de adoção por parte destes casais.

      Não tenho preconceito contra qualquer orientação sexual, até porque, a vida sexual alheia não me diz respeito.

    342. Tulio Vianna

      Você pode até conseguir ser um bom profissional, apesar da sua faculdade, mas para isso você terá que fazer um esforço muito maior do que aquele que você faria se estivesse em uma boa faculdade.

      Você estará nadando contra a corrente e tudo será bem mais difícil, pois sua formação será nivelada por baixo, desde a bibliografia que você receberá no primeiro dia de aula até as perguntas repetitivas do colega que não entende a matéria de jeito nenhum.

      Muito mais lógico seria você gastar suas forças logo no vestibular e entrar para um curso decente onde você nadará com a corrente a seu favor.

    343. Tulio Vianna
    344. Tulio Vianna
    345. Tulio Vianna

      Os cursos de Direito sempre abrigaram os filhos da elite. No tempo do Brasil colônia, os mancebos eram enviados à Europa para se formarem o que, evidentemente, não saía barato. A criação dos cursos de Direito em São Paulo e Olinda em 1828, não serviu para democratizar o acesso ao ensino jurídico, mas tão-somente para evitar que os filhinhos ficassem longe das mamães.

      Era um curso burguês, com professores burgueses para alunos burgueses. Claro que com uma formação tão aristocrata não se podia esperar profissionais muito simpáticos.

      A partir do início do século XXI há uma proliferação muito rápida dos cursos de Direito no Brasil e já se vê muitos alunos das classes mais pobres dividindo sala com a playboyzada.

      A tendência é que, a médio prazo, tenhamos uma mudança significativa no perfil dos profissionais do Direito e, também, de outros cursos tradicionais. Pelo menos é o que eu espero :D

    346. Tulio Vianna

      Morro de preguiça só de pensar em fazer outra graduação. Já cumpri minha pena de 5 anos e estou regenerado :D

      A graduação é um curso longo e, em regra, muito pouco flexível. São muitas as disciplinas obrigatórias a serem cursadas e nem sempre com bons professores. Depois que se termina um doutorado, a paciência para este tipo de curso diminui muito.

      Se algum dia eu resolver me aventurar em outro curso de humanas, será bem mais interessante tentar direto um mestrado ou mesmo um doutorado, que são cursos mais focados em uma área específica de interesse e que permite uma certa liberdade na escolha dos professores.

      Nesta altura do campeonato, meu interesse pelas áreas de exatas e biológicas é de mero curioso e pode perfeitamente ser satisfeito com a leitura de bons livros.

    347. Tulio Vianna

      Não tenho qualquer problema com a nudez, seja ela artística ou pornográfica. Mas tenho problema com o desvio de atenção. Se qualquer professor de Direito posar nu para uma revista, no outro dia, toda a obra dele será esquecida e doravante ele será lembrado pela ousadia de ter posado nu, desafiando um meio tão conservador.

      Não tenho qualquer interesse em deixar de ser o autor do "Transparência pública, opacidade privada" para ser o professor do ensaio sensual da revista :D

    348. Tulio Vianna
    349. Tulio Vianna
    350. Tulio Vianna
    351. Tulio Vianna
    352. Tulio Vianna
    353. Tulio Vianna

      Sem chances! Pra início de conversa, não somos casados no religioso. Não teve Deus na jogada, nem nenhum de seus representantes aqui na Terra.

      O casamento está muito longe de ser uma "instituição essencialmente cristã". Praticamente todos os povos conhecidos se casam, desde tribos de índios aos povos da antiguidade no Egito, Grécia e Roma. Os primeiros registros do casamento cristão remontam ao século IX, diga-se de passagem, com rituais idênticos aos dos antigos romanos.

      Nosso casamento é civil e é somente neste tipo de casamento que eu acredito.

    354. Tulio Vianna
    355. Tulio Vianna
    356. Tulio Vianna

      Fui aprovado este ano no concurso para professor adjunto de Direito Penal da UFMG. Era o cargo público que eu queria. Estou satisfeito :D

    357. Tulio Vianna
    358. Tulio Vianna

      Não tenho a menor pressa em fazer pós-doutorado. Aliás, só o farei se pintar a oportunidade de fazer uma pesquisa com algum jurista que eu admire muito.

      Para quem não é do meio acadêmico o tal do "pós-doutorado" pode soar pomposo, mas normalmente é só pretexto para o doutor tirar férias no exterior.

      O pós-doutorado não é um curso, mas um estágio de pesquisa. Não há aulas e nem a obrigação de escrever uma tese. Normalmente se escreve um simples artigo ao final da pesquisa. É possível concluí-lo em poucos meses.

      O pós-doutorado não dá ao doutor nenhuma prerrogativa que ele já não tenha. Tudo que um "pós-doutor" pode fazer um doutor também pode.

      Aliás, é bom que se diga, sequer há um título de "pós-doutor", ainda que muitos insistam em usá-lo. O "pós-doutor" é um doutor que fez um estágio em uma universidade estrangeira.

    359. Tulio Vianna

      Só vale a pena o esforço de escrever uma dissertação de mestrado se você pretende lecionar. Se não for esta sua intenção, melhor fazer uma boa especialização.

    360. Tulio Vianna
    361. Tulio Vianna
    362. Tulio Vianna
    363. Tulio Vianna
    364. Tulio Vianna
    365. Tulio Vianna
    366. Tulio Vianna

      Sim, bastante. Fui monitor de Filosofia por 2 anos na graduação.

    367. Tulio Vianna

      Foi uma crítica ao uso de câmeras de vigilância como instrumento de garantia da segurança pública. Levei 2 anos pesquisando e escrevendo. Meu orientador foi o Prof. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho. A tese pode ser baixada em PDF neste link: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/5281 ou adquirida no formato de livro nas boas livrarias jurídicas.

    368. Tulio Vianna
    369. Tulio Vianna
    370. Tulio Vianna
    371. Tulio Vianna
    372. Tulio Vianna

      Nunca! Nem passei perto.

      Pra um agnóstico o suicídio é um péssimo negócio. Não haverá 72 virgens esperando por mim no paraíso. Não haverá sequer um paraíso. Na melhor das hipóteses, um inferno morno.

      Melhor curtir a boa e velha vida terrena enquanto há tempo :D

    373. Tulio Vianna

      Musicalmente falando, Caetano, sem dúvidas.

      Só é pena que a cada entrevista recente dele, uma musa tenha uma infecção intestinal.

    374. Tulio Vianna

      Fiz minha graduação na UFMG e não tenho dúvidas de que, se tivesse estudado em outra faculdade, seria, de uma forma ou de outra, um profissional diferente.

      Tive professores excepcionais, regulares e péssimos. Em muitas aulas tinha a sensação de completa perda de tempo, mas algumas poucas horas de aulas com determinados professores já eram suficientes para me mostrar o caminho das pedras.

      Além do mais, a formação universitária não se resume à sala de aula. Há o convívio com os colegas; o estímulo à pesquisa que é muito forte na UFMG; os congressos e seminários. Bem ou mal são 5 anos da sua vida que você passa sob influência da faculdade e esta convivência diária certamente é determinante no tipo de profissional que é formado.

    375. Tulio Vianna

      Não. Quando eu não gostava da aula de um professor, assinava a lista e saía fora. Depois estudava em casa a matéria para passar na disciplina.

    376. Tulio Vianna
    377. Tulio Vianna

      Tirava notas altas nas matérias que valiam a pena. Nas outras, limitava-me a estudar para ser aprovado. Nunca disputei medalhinha :D

    378. Tulio Vianna

      Sim, claro! Em todo relacionamento humano haverá pessoas com maior ou menor afinidade com você.

    379. Tulio Vianna
    380. Tulio Vianna

      Quando era professor em cursinho pré-vestibular, recebi um bilhete anônimo com letra feminina que dizia: "cometeria um crime pra te ter como meu advogado".

      Foi a melhor pior cantada que eu recebi em sala de aula. De tão cafona, foi genial :D

    381. Tulio Vianna

      Não me lembro de muita coisa do começo da minha adolescência. Lembro que tínhamos um grupo pequeno de amigos e que pulávamos o muro do colégio para jogar fliperama.

      Quando entrei para o 2º grau, tudo ficou bem mais divertido. Tive a sorte de estudar em uma turma muito unida e com colegas geniais. Nós nos julgávamos descolados, engraçados e espirituosos. Não deve ter sido fácil para nossos professores lecionar numa turma daquelas. Lembro-me especialmente das festas embaladas ao som de Led Zeppelin, Janis Joplin e The Doors. Muito bons tempos!

    382. Tulio Vianna

      Não sei ao certo o que pensavam de mim.

      Uma vez uma professora do 3º ano disse em sala de aula que eu era uma liderança negativa para meus colegas. Fui pra casa me achando o máximo! Foi o maior elogio que recebi de um professor em toda a minha vida.

    383. Tulio Vianna

      Fiz exame da OAB, sim! Não tenho a menor idéia de qual foi minha pontuação, mas, como a maioria dos estudantes da UFMG da época, passei na primeira tentativa sem maiores problemas. Escolhi Penal para a segunda fase, claro :D

    384. Tulio Vianna

      Não me lembro, donde se conclui que não deve ter sido grande coisa :D

    385. Tulio Vianna
    386. Tulio Vianna
    387. Tulio Vianna
    388. Tulio Vianna

      Cancelei a TV a cabo há 1 ano, por falta de uso. Só assistia ao History Channel, mas a programação foi piorando e aí eu parei de vez.

    389. Tulio Vianna

      Normalmente durmo umas 8h por dia. Meu ideal é dormir de 1h às 9h, mas nos dias em que leciono no turno da manhã, evidentemente isso não é possível.

    390. Tulio Vianna

      O "pontifícia" e o "católica". Da universidade, eu sempre gostei muito :D

    391. Tulio Vianna

      Gostei muito de Roma, série da HBO. Quando fazia o doutorado em Curitiba assisti também a vários episódios de Nip/Tuck e achei bem legal. Que eu me lembre, só assisti a estas.

    392. Tulio Vianna

      Sim, é uma exigência dos concursos para professor universitário.
      Eu mantenho uma cópia xérox de todos os documentos comprobatórios do meu currículo Lattes que vou atualizando constantemente. Quando preciso apresentar o currículo documentado, tiro cópia desta matriz e encaderno. É bem mais rápido e prático do que tirar cópia dos artigos e certificados originais.

    393. Tulio Vianna

      Abandonar é uma palavra muito forte. Digamos que eu vou dar um tempo. A dedicação exclusiva não é eterna e, após o estágio probatório, posso requerer a alteração do regime para poder voltar a advogar.

    394. Tulio Vianna

      Indignação. Esta é a única característica indispensável a um bom aluno de Direito. Todo o resto é contornável.

    395. Tulio Vianna

      Não diretamente. Eu questiono muitos dogmas cristãos e talvez isso acabe abalando a fé de alguns. Mas não tento converter ninguém, não! Se eu estiver errado, vou ter que aguentar o infeliz reclamando de mim no inferno durante toda a eternidade; se eu estiver certo, não vou receber sequer um dízimo por salvar a pobre alma; então não vale o esforço :D

    396. Tulio Vianna

      Eu sou chocólatra. Gosto de todos, em especial do Toblerone Dark.

    397. Tulio Vianna

      O ponto fraco foram as indicações dos ministros do STF. Lula indicou 7 nomes e nenhum deles pode ser considerado o grande jurista da esquerda brasileira. A direita tem o Gilmar Mendes e a esquerda?
      O carro-chefe são os programas sociais do governo, seguido de perto da política externa.

    398. Tulio Vianna

      Pra comer na hora, na lanchonete ao lado da PUC Pça da Liberdade.
      Congelado, pra assar em casa, no supermercado Verdemar.

    399. Tulio Vianna
    400. Tulio Vianna
    401. Tulio Vianna

      Vale a pena fazer cursinho e tentar mais uma vez! O vestibular para o curso de Direito da UFMG é concorridíssimo e não há qualquer demérito em não ser aprovado na primeira tentativa.

    402. Tulio Vianna
    403. Tulio Vianna
    404. Tulio Vianna

      Todos os demais ramos do Direito lidam com questões patrimoniais: indenizações, tributos, salários, etc.

      Só o Direito Penal lida com a liberdade.

    405. Tulio Vianna

      Presentearia no solstício de verão só de sacanagem, pra ele poder zoar os coleguinhas cristãos por ter ganho seu presente quatro dias antes :D

    406. Tulio Vianna

      A universidade que faz o aluno.

      Este papo de que "o aluno faz a universidade" é discurso de auto-ajuda para quem estuda em faculdades toscas. Mais fácil acreditar nele do que estudar para passar em um vestibular decente.

    407. Tulio Vianna

      A relação não é de ajuda ou de contribuição, pois esta pressupõe um responsável e um colaborador.
      Há, sim, uma divisão de tarefas e cada um é responsável por determinadas atividades.

    408. Tulio Vianna
    409. Tulio Vianna

      Se a continuação da espécie dependesse de mim, eu pensaria duas vezes até mesmo antes de pegar a Scarlett Johansson.

    410. Tulio Vianna

      Atualmente é uma TV LED 55" full hd, mas se amanhã surgir coisa melhor, eu mudo :D

    411. Tulio Vianna
    412. Tulio Vianna

      Nunca fui metódico. Simplesmente leio. Não anoto, não faço resumo, nem sublinho os livros.

      Aprendo porque sou muito curioso. Se a informação lida satisfaz a uma curiosidade, ela não será esquecida.

    413. Tulio Vianna

      A capacidade de criar informações novas a partir de informações velhas.

    414. Tulio Vianna

      Não em "regeneração", pois esta pressupõe um modelo de bem e de mal, no qual o "regenerado" é aquele que se submete ao modelo de "bem" que alguém traçou para ele.
      Acredito que o ser humano muda, com o tempo, de pensamentos e de atitudes. Se é para melhor ou para pior, depende sempre do ponto de referência.

    415. Tulio Vianna

      Sim, claro! Mas eu nunca deixei de manifestar qualquer idéia por conta deste incômodo e, verdade seja dita, nunca interferiram no conteúdo das minhas aulas.

      A universidade é católica, mas o direito brasileiro é laico e o ensino jurídico tem que ser laico também.

    416. Tulio Vianna

      É um pensamento utópico. O minimalismo e o garantismo me parecem propostas muito mais pragmáticas.

    417. Tulio Vianna
    418. Tulio Vianna

      Não. A semana que foi agitada por conta da minha nomeação como professor da UFMG.

    419. Tulio Vianna

      Sim e tenho crise de abstinência quando estou em outros estados :D

    420. Tulio Vianna

      Há mais de 10 anos que eu não assisto sequer a um capítulo de telenovela. Se me perguntar o nome da atual novela das 21h, tenho que correr pro Google.

    421. Tulio Vianna

      Gosto muito. Meus favoritos atualmente são os Call of Duty. Aguardo ansiosamente Diablo 3 e Starcraft 2.

    422. Tulio Vianna
    423. Tulio Vianna

      Depende da disciplina. No Penal 1, eu indico o "Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro" do Nilo Batista e o "Manual de Direito Penal Brasileiro" do Zaffaroni.

    424. Tulio Vianna
    425. Tulio Vianna

      Sabedoria.
      Inteligência, cada um nasce com a sua cota. Cultura, a gente adquire com leitura em maior ou menor tempo, dependendo da curiosidade.
      Mas só a experiência de vida nos traz sabedoria.

    426. Tulio Vianna

      Gosto muito. Sou bem eclético; gosto de estilos bem diversos: Bosch, Klint, Portinari, Van Gogh e muitos outros.
      Só não gosto mesmo de arte abstrata que, ninguém me tira da cabeça, só serve pra lavar dinheiro.

    427. Tulio Vianna
    428. Tulio Vianna
    429. Tulio Vianna
    430. Tulio Vianna
    431. Tulio Vianna

      Gostar muiiiiiiiito do tema que escolheu para tese. No doutorado você tem que ler uma quantidade descomunal de livros e artigos. Se não gostar muito do assunto, acaba se tornando um trabalho entediante e aí a pesquisa não rende.

    432. Tulio Vianna
    433. Tulio Vianna
    434. Tulio Vianna

      Constranjo-me em ver gente procurando restos de comida em saco de lixo pra matar a fome; constranjo-me em saber que ainda há trabalho escravo no Brasil; constranjo-me em ver crianças se prostituindo e adultos se aproveitando da miséria delas; constranjo-me com tanta coisa.

    435. Tulio Vianna

      Já participei de vários "jogos da verdade" cara a cara. Ia ser apenas mais um :D

    436. Tulio Vianna

      Não tenho tatuagens. Tenho certeza de que, se fizesse uma, enjoaria dela em menos de um ano.

    437. Tulio Vianna

      A pergunta pura e simples, não! Algumas vezes, porém, a pergunta traz consigo um juízo de valor a respeito de alguém ou de algo. Este juízo de valor pode ser ofensivo.

    438. Tulio Vianna

      Tenho mais de 200 perguntas aguardando para serem respondidas na minha caixa de entrada. Isso me dá a prerrogativa de poder escolher.
      Ainda que eu tivesse apenas 3 perguntas na minha caixa de entrada, não me sentiria obrigado a responder a todas.
      Isso não é censura: você é livre pra perguntar o que quiser; eu sou livre pra responder o que quiser.
      Quanto à segunda pergunta: sou contra toda forma de censura.

    439. Tulio Vianna
    440. Tulio Vianna

      Provavelmente os temas sobre os quais vocês estava twittando não estavam me interessando. Sigo poucas pessoas para poder ler todos que sigo.
      Unfollow no Twitter, pra mim, está longe de ser um "não sou mais seu amigo"; é muito mais um "estes assuntos não me interessam".

    441. Tulio Vianna
    442. Tulio Vianna
    443. Tulio Vianna

      Se eles me deixassem levar uma pilha de livros que tenho aqui aguardando leitura, participaria com certeza.

    444. Tulio Vianna
    445. Tulio Vianna
    446. Tulio Vianna

      Uso terno em palestras e para advogar. Dou aula bem à vontade; normalmente de jeans e camiseta.

    447. Tulio Vianna
    448. Tulio Vianna
    449. Tulio Vianna

      A única cidade para a qual já fiquei tentado em me mudar foi Curitiba. Mas atualmente estou muito bem em Belo Horizonte e não tenho planos de sair daqui nos próximos anos.

    450. Tulio Vianna
    451. Tulio Vianna

      Cola um cartaz na porta do seu quarto com esta frase:
      "Não me olhes com desprezo enquanto estiveres subindo, pois podes cruzares comigo quando estiveres descendo"
      E lê todo dia antes de sair pra aula. Vai lhe fazer bem!

    452. Tulio Vianna

      Um absurdo. O estado é laico e a escola pública tem que ser laica também. Escola não é lugar de proselitismo religioso de qualquer tipo.

    453. Tulio Vianna

      Nunca sofri um desrespeito sério em sala de aula a ponto de dele me lembrar. Tenho um relacionamento muito bom com meus alunos e, exceto pelas tradicionais choradeiras de notas, tudo flui muito sem estresse.

    454. Tulio Vianna
    455. Tulio Vianna
    456. Tulio Vianna

      É pessimamente informada sobre seus direitos. Deveria haver uma disciplina de Direito no segundo grau para tentar contornar isso.

    457. Tulio Vianna

      Não. Ateus baseiam-se em argumentos científicos que, por definição, estão sujeitos à critica e à refutação. Todo fundamentalismo é religioso, pois baseia-se em dogmas e estes não podem ser refutados.

    458. Tulio Vianna

      Sempre tive muita curiosidade com a astrologia. Algumas interpretações do meu mapa astral por desconhecidos já me deixaram muito impressionado.
      Eu gostaria de ver estudos submetendo à astrologia a um processo de verificação com metodologia científica.
      Enquanto eles não aparecerem, nem creio, nem descreio; apenas observo pra ver se chego a alguma conclusão.

    459. Tulio Vianna

      Sou agnóstico. Não tenho fé nem pra ser ateu :D

    460. Tulio Vianna

      Não tenho ídolos. Tenho muitas pessoas e autores que admiro, mas qualquer um deles está muito longe de poder ser chamado de ídolo.

    461. Tulio Vianna
    462. Tulio Vianna
    463. Tulio Vianna

      Morava metade da semana em Belo Horizonte e a outra metade em Curitiba. Foi divertido :D

    464. Tulio Vianna

      Se o aluno não tem alternativa, pois mora em uma cidade com carência de boas escolas, a EAD com videoconferência pode ser uma boa opção.
      Havendo a possibilidade de um curso presencial com professores do mesmo nível, o aluno não deve pensar duas vezes em optar pela presencial.

    465. Tulio Vianna

      Se eu tivesse alguém para ler meus emails e me ligar no caso de algo urgente, sim!

    466. Tulio Vianna
    467. Tulio Vianna

      Não conheço. Tenho vontade de conhecer, mas infelizmente tem me faltado tempo para viagens mais longas do que um final de semana.

    468. Tulio Vianna

      Gosto. Temos 6 gatos aqui em casa. Quando adotamos a Sofia, ela veio "recheada" com 5 filhotes :D

    469. Tulio Vianna

      Eu não tenho um prato predileto, quanto mais uma posição sexual favorita.
      Comparações fazem sentido até a nota 10. Se eu der 10 pra pizza 4 queijos e 10 pro filé à parmegiana, não vou poder dizer depois que um é melhor que o outro.
      Como eu dou nota 10 pra praticamente todas as posições sexuais, não tenho a menor idéia de qual seria a minha favorita :D

    470. Tulio Vianna

      Meu cargo de professor na UFMG é em regime de dedicação exclusiva e, portanto, terei que deixar a PUC.

    471. Tulio Vianna

      Claro! Mas a ciência é só uma vela no escuro, como dizia Carl Sagan :D

    472. Tulio Vianna
    473. Tulio Vianna

      Sim, com certeza! Já tenho uma pesquisa em andamento. Só não comento para não perder a surpresa do lançamento :D

    474. Tulio Vianna

      Fidelidade implica no compromisso de não mentir e de não trair a confiança de alguém.
      Os romanos tinham um brocardo ótimo que define bem o dever de fidelidade: Pacta sunt servanda (o pactuado deve ser cumprido).

    475. Tulio Vianna

      Nunca sequer passou pela minha cabeça trollar alguém.
      O troll assina recibo de que considera o trollado um dos seres mais relevantes da Internet, já que gasta horas e horas de sua vida para combatê-lo.
      É patético.

    476. Tulio Vianna
    477. Tulio Vianna
    478. Tulio Vianna
    479. Tulio Vianna
    480. Tulio Vianna
    481. Tulio Vianna
    482. Tulio Vianna

      Já. Nas praias de Tambaba (PB) e Pinho (SC). Muito legal! Recomendo a todos.

    483. Tulio Vianna
    484. Tulio Vianna

      Acho que nenhum homem ficaria irritado com o assédio feminino. Ainda que não fique necessariamente lisonjeado, não vejo por que ficar irritado.

    485. Tulio Vianna

      Vou citar os que lembrei agora, sem pensar muito: Dogville, O Poderoso Chefão (a triologia inteira), The Matrix (só o primeiro) e O Exorcista.

    486. Tulio Vianna

      Uma pena bárbara que, além de desumana, tem como grave inconveniente não permitir a reparação nos casos de erros judiciais.
      Felizmente nossa constituição a proíbe.

    487. Tulio Vianna
    488. Tulio Vianna

      Eu não faço questão de ser polêmico. Faço questão de escrever o que eu penso, pouco me importando com a aprovação alheia.
      Para quem não está acostumado com argumentos incisivos pode soar como falta de educação. É por isso que eu evito interlocutores melindrosos :D

    489. Tulio Vianna

      Bom aluno é um conceito bem relativo. Passava sempre no 3º bimestre, mas era bagunceiro e matava as aulas dos professores de quem eu não gostava. Sentava na última carteira.

    490. Tulio Vianna
    491. Tulio Vianna
    492. Tulio Vianna
    493. Tulio Vianna
    494. Tulio Vianna

      Desde que entrei para a faculdade já pensava em fazer o mestrado.
      É perfeitamente possível ingressar direto da graduação, como foi, aliás, o meu caso.

    495. Tulio Vianna

      Na sociedade de consumo? O dinheiro; pra investir em academia, roupas, cosméticos, cirurgias plásticas e outros produtos da indústria da beleza.

      No estado de natureza possivelmente eram os sinais de saúde física e de boa capacidade para procriar :D

    496. Tulio Vianna

      O último do gênero que assisti foi Casa dos Artistas com a Feiticeira, Ellen Rocche & Cia.
      Já faz um tempinho.

    497. Tulio Vianna

      Acho que seria bem mais assediado se fosse músico, ator ou jogador de futebol :D

    498. Tulio Vianna

      No Brasil, sim, pois ainda precisamos consolidar nossa democracia incentivando o exercício da cidadania.

    499. Tulio Vianna
    500. Tulio Vianna

      Sou completamente a favor da descriminalização da maconha. A política repressiva já deu provas de sua completa ineficácia. É burrice insistir no erro.

    501. Tulio Vianna
    502. Tulio Vianna

      Só vou me considerar uma celebridade no dia em que eu for à padaria e me pedirem um autógrafo.
      Como isso não deve acontecer nos próximos 500 anos, posso me considerar no máximo "famoso" no meu mundinho :D

    503. Tulio Vianna
    504. Tulio Vianna

      Quem sou eu pra me rotular?
      Defendo uma série de posições tradicionalmente ligadas à luta feminista, mas não sei se elas são suficientes para eu tirar minha carteirinha de "feminista".
      Que quiser que me rotule como achar adequado :D

    505. Tulio Vianna
    506. Tulio Vianna
    507. Tulio Vianna

      Vai depender do gosto de quem me rotula :D
      Sem dúvidas, o marxismo teve e tem grande influência no que escrevo, mas acredito que meu pensamento reflete mais as idéias de Foucault do que as de Marx.
      Mas não cabe a mim me definir. É preciso o mínimo de imparcialidade para fazê-lo.

    508. Tulio Vianna

      Defendo posições que tradicionalmente são bandeiras da esquerda. Mas não me preocupo com rótulos, até para não dar margem a cobranças pela turma da patrulha ideológica.
      Quem quiser que me rotule como preferir :D

    509. Tulio Vianna

      Cola é fraude, com toda certeza. É uma pena que haja uma cultura estudantil que valoriza o aluno que cola, como o "esperto" e o aluno que não cola e não passa cola como o "babaca".
      Uma completa inversão de valores.

    510. Tulio Vianna

      No calendário gregoriano eu acredito :D
      Vou comemorar o ano novo em um clube aqui mesmo em BH com os amigos mais próximos.

    511. Tulio Vianna
    512. Tulio Vianna
    513. Tulio Vianna

      Acho que todo professor relativamente jovem é um bocado assediado.

    514. Tulio Vianna

      Eu não saberia definir sequer qual foi o melhor show deste ano, quanto mais o da minha vida.
      Empate técnico para os dois melhores do ano: Radiohead e AC/DC.

    515. Tulio Vianna

      Em boate, não, pois é o tipo de lugar que eu normalmente não frequento, por conta não só da música enfadonha, mas também do ambiente tumultuado que não me agrada.
      Em bar GLS eu já fui, mas acho que era mais lésbico que propriamente gay.

    516. Tulio Vianna
    517. Tulio Vianna

      Eu não acredito nem no Papai Noel nem no Menino Jesus, então é um dia comum para mim.

    518. Tulio Vianna

      Posso reler sua prova e reavaliar sua nota. Claro que, se eu achar que fui generoso demais na nota, poderei abaixá-la também. Topa? :D

    519. Tulio Vianna
    520. Tulio Vianna

      Não sou o tipo de cara que tem um prato predileto. Gosto de carnes vermelhas e massas em geral. Nos doces, qualquer coisa que tenha chocolate ou leite condensado.

    521. Tulio Vianna
    522. Tulio Vianna

      Trairagem. O traíra reúne os piores defeitos em uma só pessoa: é covarde, dissimulado e traiçoeiro.

    523. Tulio Vianna

      Atualmente eu tenho mais de 2000 pessoas que me acompanham no Twitter e no máximo uns 30 bloqueados.
      Creio que pelas discussões polêmicas das quais participo, muitas delas sobre política e religião, é um número bem razoável.
      Claro que um número muito maior de pessoas discorda das coisas que eu escrevo, mas, quem não manda uma mensagem me xingando, não é bloqueado e não ganha sua carteirinha exclusiva de troll de estimação.

    524. Tulio Vianna

      Alguns são até muito bem feitos, mas retratam o sistema judicial estadunidense, que é bem diferente do nosso. Nada a ver com a nossa realidade.

    525. Tulio Vianna

      Estava entre Direito e Física (meu forte no colégio sempre foi a área de exatas). Como era pobre e precisava ganhar dinheiro, optei pelo Direito com a perspectiva de no futuro fazer um concurso público.
      Mas, desde o colégio, já sabia que iria ser professor. Não sabia exatamente de quê: Física, Direito ou qualquer outra coisa, mas a profissão já estava escolhida:D

    526. Tulio Vianna

      Se eu puder fazer perguntas ao final, a palestra do professor babaca, sem dúvidas!
      Se não for possível perguntas ao final, o CD novo da Britney; se é pra ouvir merda, que eu possa ao menos pular algumas faixas.

    527. Tulio Vianna
    528. Tulio Vianna

      Gente com espírito de velha fofoqueira. No "mundo real", as velhas fofoqueiras não têm muito a fazer e passam o dia conversando sobre futilidades e falando mal dos outros.
      O Twitter está povoado de "velhas fofoqueiras" cujas vidas são tão vazias que só lhes restam preenche-las maldizendo quem passa a frente de suas janelas a caminho do trabalho.

    529. Tulio Vianna
    530. Tulio Vianna

      Aluno de Direito que acha que vai mudar o mundo. São esses, em suma, que vão fazer alguma diferença. Os outros vão bater carimbo por aí.

    531. Tulio Vianna

      Folga. Tem aluno criado "a leite com pera" que, quando contrariado, acha que pode resolver a questão fazendo birra, como fazia com a babá dele.
      Claro que dá errado, pois a relação que o aluno tem com seus professores não é a mesma que ele tinha com a babá.

    532. Tulio Vianna
    533. Tulio Vianna
    534. Tulio Vianna

      Ferramentas não são bestas ou inteligentes. O uso que é dado a elas que pode ser besta.
      Gosto muito de observar como as pessoas se comportam amparadas pelo anonimato. Muitas usam este escudo de forma destrutiva, outras de modo banal, mas há quem o utilize de forma construtiva e a estes a ferramenta é muito bem-vinda.

    535. Tulio Vianna

      De jeito nenhum. O que existe é um monopólio concedido às editoras/gravadoras/produtoras para explorar o trabalho intelectual do autor.
      Sobre o tema, confira meu texto: "A ideologia da propriedade intelectual": http://www.tuliovianna.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=19&Itemid=72

    536. Tulio Vianna
    537. Tulio Vianna

      Sim, claro! É somente garantindo ampla defesa ao acusado que teremos certeza de condenar o criminoso e não um inocente.
      Todo cidadão merece defesa, pois só saberemos se ele é "bandido" ou não após o julgamento. E a ninguém interessa a condenação de um inocente.

    538. Tulio Vianna

      Surpreendeu-me positivamente. Não dava muito por ela e acabei gostando bastante do ensaio.

    539. Tulio Vianna

      Creio na existência de um mal relativo que varia no tempo e no espaço de acordo com o poder hegemônico que o define.

    540. Tulio Vianna

      Você compra briga com toda a turma que pensa ao contrário sem nenhuma garantia de que os que pensam da mesma forma vão apoiá-lo em público.

Tulio Vianna’s Bio

Belo Horizonte, MG

tuliovianna.wordpress.com/

Professor de Direito Penal. Doutor (UFPR) e Mestre (UFMG) em Direito. Blogueiro.

Who Tulio Vianna responded to

  • KarinaFreitas
  • gabrielcampanha
  • claudius33
  • lolline
  • Jéssica Pinheiro
  • Leandro Quintanilha
  • Leandro Braga
See all »
var _gaq_params = ['Profile', 'View', undefined, undefined, true];
Enter the numbers you hear:
Enter the numbers you hear:
[%=username%]

[%=username%]

[%=name%]

[%=smiles%]

[%=actions%]

[%=username%] turned Springtime on [%=taking_questions_start%] (What's this?)
  • data-id="" data-count="" data-joker-id="" data-joker-type=""> smile style="display:none;"> Smiles

  • var require = { baseUrl: 'http://cdn.formspring.me/js/', paths: { 'jquery_joyride': 'modules/jquery_joyride-fsv5de8d766fbd2773538a6513ce95b64e11516b954', 'service_buttons': 'modules/service_buttons-fsv0c235ea3940c28f5544aaf7526c2c7b152329c3e', 'page_inbox': 'modules/page_inbox_compiled-fsv05abdf4e2e36cd48e40515e556b7cce32c895bb0', 'followrequests': 'modules/followrequests-fsv778a7b86586e9f8b6a7daa5f9741dfb6349b90fe', 'announce': 'modules/announce-fsv956e57b9592127d160f8a81f7417c7a1a7c3afc0', 'question_list': 'modules/question_list-fsva55633ab248e89051144fe1956e8dd2476142e5b', 'littlebird_search': 'modules/littlebird_search-fsv567bce55485641702dfb35beb280a4080caa857c', 'inbox_question': 'modules/inbox_question-fsv849c8533e4565b1e3219d8f211706c5a13b3fd5c', 'page_settings': 'modules/page_settings-fsv64d1fd0b851bc478ac4e329a8944a7bef1f92d45', 'notifications': 'modules/notifications-fsva7bafe20cfa03ace7c9059d94975f2a81c239020', 'smile_button': 'modules/smile_button-fsv85e33255da07151539d38c0821654e7d3af94b26', 'attach': 'modules/attach-fsv9dedd1580c998cf286f9947f2811fbb008ef7dab', 'share': 'modules/share-fsva3f149cfc39bc5cbe29911e87e233051921a556c', 'fs_ask_respond_compiled': 'modules/fs_ask_respond_compiled-fsv381bf1cf2a4dcad1216604b8be354e66278afbe5', 'page_inbox_direct': 'modules/page_inbox_direct-fsv25532387275afacee74537c4fde888e579f43af6', 'appload': 'modules/appload-fsvb5cbf8d47950ed13b47a62bdc903d62e23eb3eb0', 'gettext': 'modules/gettext-fsvb6f1e107fe4a56044b89be2401ad3b3b13ed25b5', 'everyday_questions': 'modules/everyday_questions-fsv6c085732cd96daea1414c3ab5fed9d376399f31a', 'page_following': 'modules/page_following-fsve683a509269433cb481e0af532b9dce435218d46', 'webcam': 'modules/webcam-fsvbc92ad079cb06f99dd56bb00001d176eede4a96b', 'page_public_questions': 'modules/page_public_questions-fsv4c13f10c876d00dd24a0638a561eaeff70686683', 'jqueryui': 'modules/jqueryui-fsvd938873d1520f1507b25c0cd7b4c58d2368fa738', 'login_signup_prompt': 'modules/login_signup_prompt-fsv27a3e9e33404035202285ccb8043431356bcfabd', 'page_explore_interests': 'modules/page_explore_interests-fsvceb21d3d78da456570f72b753b669212562495af', 'page_admin': 'modules/page_admin-fsveadaad2b028cf991d59212f4b71246c970d2fccc', 'connect': 'modules/connect-fsved8415eb7f5485a40805133e7308ac93d78481bb', 'tags': 'modules/tags-fsvb293207a7986cd53f9b9dfe4d099355bbff023ef', 'page_permaresponse': 'modules/page_permaresponse-fsvcb858aa9c3724949033468b32a70c5b4469bf216', 'text': 'modules/text-fsvb47bdf20f0445ef2cb5806db763fd67c119b4694', 'page_subscriptions': 'modules/page_subscriptions-fsv3e5d0d50ff8a0d3f4fba66dec35a43d86d5fe55b', 'page_inbox_compiled': 'modules/page_inbox_compiled-fsv05abdf4e2e36cd48e40515e556b7cce32c895bb0', 'page_sentbox': 'modules/page_sentbox-fsve6bd651797edfbdadd27232eda7623124659fbb9', 'qotd': 'modules/qotd-fsvd6c90dcc35fad2168c24fbade2063e40d23577c5', 'photo': 'modules/photo-fsv11a3064aab470e30076e45be5020965e7209b8ae', 'promoted': 'modules/promoted-fsvfad8e7c465a08132777c2be60467f37973507153', 'page_privacy': 'modules/page_privacy-fsvfd5c470f995db496872dd51edb4514cd7978e5b8', 'page_inbox_smiled': 'modules/page_inbox_smiled-fsv341355b44032a4dac9adb58e770811a520a18b64', 'jquery': 'modules/jquery-fsv3fc43fa7f1a1e87903ba18a3fa551d50e9761941', 'chat': 'modules/chat-fsva2cfc8672ca3ba78ccf9f809200e9b3cb05190af', 'signup': 'modules/signup-fsv41e8fff420c223bc842a3fa634b53d9572b97e21', 'page_inbox_popular': 'modules/page_inbox_popular-fsv0cc622c029eda4a7cab6434ca20b2edbcf07ca56', 'response': 'modules/response-fsvb04a64a11d856695ebbf5aa1c28039e2ac91da3f', 'pagination': 'modules/pagination-fsv3710a2ba51d19a8e6c0b2350b54c321fd9baaace', 'spring_common_compiled': 'modules/spring_common_compiled-fsvfe3b2f49f3e2535d9104381136a772e6b7c7705a', 'signup_tracking': 'modules/signup_tracking-fsvd7135400bee349238f5f47e6566b23bcc08c1c38', 'page_loggedout': 'modules/page_loggedout-fsv3e7b6afb19acd54e97befa7357b3cd0d1d4c7d48', 'page_profile': 'modules/page_profile-fsv366cb812f602bea69acce34b4f39cf9d3e7a7103', 'grabwidget': 'modules/grabwidget-fsv576062700b9547bbbfc429c2956612d8cba215a3', 'joyride': 'modules/joyride-fsv349632457102d04a00051960d6fccda23a783d4e', 'validate': 'modules/validate-fsv1ead918e24997cb2374efac1f2386e9b7a8c7007', 'fs_ask_respond': 'modules/fs_ask_respond_compiled-fsv381bf1cf2a4dcad1216604b8be354e66278afbe5', 'refresher': 'modules/refresher-fsv17c367d0acb92d513fcae03240ad544fefbc3a30', 'page_inbox_tag': 'modules/page_inbox_tag-fsv67120a4801dcb7d5b2ce6800e91ada1154a53d57', 'page_responses': 'modules/page_responses-fsv7054373af469f4cdf6c784eb5bad3ca076c91ec0', 'page_favorites': 'modules/page_favorites-fsv0b7091268df98e28a7c61c5fa20993369db72d09', 'photo_box': 'modules/photo_box-fsvec6b9aa2bb39ed6c6853e474bf4302abf5819d54', 'page_tag': 'modules/page_tag-fsv229b8f2493f6454a8cb27127683c9ae633bd1fd2', 'stream_topic': 'modules/stream_topic-fsv7189c6cda94cc1b98c061d264fac2f0eb4e35520', 'comments': 'modules/comments-fsv6df2a54056e23e21546f8cff87bc0df5f2955c0d', 'promotedquestionadmin': 'modules/promotedquestionadmin-fsv35d09c05cd51ed526115c9c1978bd1ba3b47e90f', 'fsapi': 'modules/fsapi-fsv3a1b6e38818a0f27ec7e49527056d6e08c7b8ced', 'block_and_report': 'modules/block_and_report-fsv8e0d9fcde5c6a2426f082abefb64bb3ff955be7b', 'page_services': 'modules/page_services-fsv75821953342779f5169eecd05be986849ae0d930', 'spring': 'modules/spring-fsvb0aa78bc956b24959a7f23b1393f1d4c232db6a4', 'fb_share': 'modules/fb_share-fsve9d9e967390e4238cdef3164601836886fc9a3f7', 'batch_ask': 'modules/batch_ask-fsva22fdf50d879953e6dede707ed3cdcdc7c4feaab', 'util': 'modules/util-fsv58df44dec1d9835ea590d588ad157546ba067fd1', 'page_activity': 'modules/page_activity-fsv14f8faa931b0d0b55eea81931011849e5ffb62e2', 'partner_xgemius': 'modules/partner_xgemius-fsv469ad687f8f71eab8968bf4d1f7197130de99c2d', 'hovercard': 'modules/hovercard-fsv9455ff2df0be51cea94bcfecfdc57caaa85a440c', 'activity': 'modules/activity-fsv902c9efd4cdd84d3e1cc06d920d23959c1f90916', 'page_stream': 'modules/page_stream-fsvfa043623b4bf1055336ee6e91ce72ae96bd0df7f', 'topics': 'modules/topics-fsvc112a1db88f23d5dbcfb823e2c77e75640a16b80', 'storage': 'modules/storage-fsv0fa1054b8501cab4d21ee5a829a16dd2fc04976e', 'page_outbox': 'modules/page_outbox-fsva78f727d8b7b012f650b2fbbf9f02ee5c720d85a', 'facebook_signup': 'modules/facebook_signup-fsv3bca860b80ea348f7857336888dcbda33fcab86d', 'suggest_users': 'modules/suggest_users-fsvd0d1b67ab1744770cf573ef9b944914df886ba08', 'spring_common': 'modules/spring_common_compiled-fsvfe3b2f49f3e2535d9104381136a772e6b7c7705a', 'profile': 'profile-fsvc5ced90804f412362230aa76b685c46010634115', 'responses': 'responses-fsvcd1bca53fb27681cb48a59c55263893bd50b91c0', 'vendor_webcam': 'webcam-fsv37b9a2fa4aaff4361be53989af0113d3be97ad47', 'fswebcam': 'fswebcam-fsv475042cf60db522d6f60e29e9b859f15cb73b9f6', 'facebook': document.location.protocol + '//connect.facebook.net/en_US/all', 'tmpl': 'http://www.formspring.me/js/modules/tmpl' }, deps: ["spring_common","comments","page_profile","grabwidget","littlebird_search","login_signup_prompt","facebook"], priority: ['appcommon', 'spring_common'], callback: function() { jQuery.noConflict(); jQuery.support.noCloneEvent = !!window.addEventListener; amp.publish('app.ready'); amp.publish('app.loaded'); jQuery(document.body).append('
    '); if ('FB' in window) { FB.init({appId: 216274310341, status: true, cookie: true, xfbml: true, oauth: true}); amp.publish('fb.ready'); }; } } require.paths['appcommon'] = 'http://cdn.formspring.me/js/appcommon.pkg.min-fsvbecbaea536f185080826956de7eea0dd443bd44c1'; require.onError = function(error) { console && console.log && console.log(arguments);; return amp && amp.publish('require.error', error); } $LAB.setGlobalDefaults({BasePath: 'http://cdn.formspring.me/', AllowDuplicates: false}) var my_lab_js = $LAB.script(['js/site.pkg.min-fsv9534b6048297097ec5449155d8b34ec0d3835e3f.js']).wait(function(){ fspring.init('http://cdn.formspring.me/'); }) .script('js/profile-fsvc5ced90804f412362230aa76b685c46010634115.js') .script('js/responses-fsvcd1bca53fb27681cb48a59c55263893bd50b91c0.js') .wait(function(){ try { fspring.pageInitNamespaceObjects(); } catch (e) { log(e); } fspring.pageInit(); }) ; _features = ['smile_question','comments','interest_stream_ui','tag_ui','top_answers','ask_widget','photoattachui','questions_to_followers_ui','smiles','smiles_on_answers','smiles_on_answers_counts','smiles_on_answers_display','responses_count_display','connectionsdisplay','smiles_connections_display','smile_count','littlebird_search_ui','smile_shuffle_ui','favorites_directory','inbox_count_since_ui','public_follow_ui','tag_page_ui'];
  • Interests
  • People
  • Search People for
  • var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-11737621-1']); _gaq.push(['_setDomainName', '.formspring.me']); _gaq.push(['_set', 'title', 'Profile View']); _gaq.push(['_set', 'page', '/profile']); _gaq.push(['_setCustomVar', 5, 'sg', '23', 1]); if ((typeof window['_gaq_params'] != 'undefined') && window['_gaq_params'].length > 0) { _gaq.push(['_trackEvent'].concat(window['_gaq_params'])); } if ((typeof window['_gaq_events'] != 'undefined') && window['_gaq_events'].length > 0) { for(var i = 0; i < window['_gaq_events'].length; i++) _gaq.push(['_trackEvent'].concat(window['_gaq_events'][i])); } (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })(); _qoptions={ qacct:"p-97Kkb9H4WYDcU" }; document.write(unescape("%3Cscript src='" + (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js' %3E%3C/script%3E")); COMSCORE.beacon({ c1:2, c2:7190799, c3:"", c4:"", c5:"", c6:"", c15:"" }); (function() { var page = 'profile_view'; if (!document.cookie.match(/fsreferrer=/)) { var utm_source = /[&?]utm_source=([a-z]+)/i.exec(window.location.search); var utm_campaign = /[&?]utm_campaign=([a-z]+)/i.exec(window.location.search); var v = utm_source ? utm_source[1].substring(0,30) : (typeof document.referrer != 'undefined' && document.referrer.indexOf(document.domain) == -1 && document.referrer.indexOf('/') != -1 ? document.referrer.split('/')[2].replace(/^www./i, '').substring(0,30) : 'direct'); v += '|' + (utm_campaign ? utm_campaign[1].substring(0,10) : ''); if (page == '') { var base = document.getElementsByTagName('base'); if (base.length) { var location = /^(w+)/(w+)/.exec(window.location.href.replace(base[0].href, '')); if (location) page = location[1] + '_' + location[2]; } } v += '|' + page; var expires = new Date(); expires.setTime(expires.getTime() + 90*24*60*60*1000); expires = expires.toUTCString(); document.cookie = 'fsreferrer=' + v + "; domain=formspring.me; path=/; expires=" + expires + ";"; } })();

    agrega un comentario